5 dicas para criar um podcast de sucesso
Segundo o report State of the Podcast Universe, publicado pela Voxnest em julho, o Brasil está no topo do ranking de países onde a produção de podcasts mais cresceu desde o início de 2020. De fato, percebemos esse aumento de demanda aqui na Tumpats também. Mas, com tantos milhares de podcasts surgindo, ainda vale a pena produzir um podcast pra chamar de seu? Pois olha, vou te dizer que sim, vale a pena, desde que você tenha algo a oferecer para o seu ouvinte. Separei aqui 5 dicas fundamentais para criar um podcast de sucesso, bora?
1-Segmente seu público:
A primeira pergunta que você precisa se fazer é: sobre o que eu vou falar? E sim, você pode falar sobre absolutamente qualquer coisa, mas é muito importante que o público saiba qual é a essência do seu podcast. Qual o valor que você entrega. Conteúdo de nicho tem muito mais engajamento do que conteúdos que falam sobre tudo (ou sobre nada). Vale muito mais manter um público fiel, mesmo que menor, mas que seja engajado e que se torne uma espécie de embaixador do seu conteúdo do que ter um ou outro episódio com um pico de audiência e números que não conseguem se consolidar no todo. Por isso, pense bem nesse nicho e não se sinta ameaçado se já houverem outros podcasts sobre o mesmo tema. Lembre-se que só você é capaz de realizar o seu projeto e colocar em prática as suas ideias.
2-Defina a periodicidade:
É importantíssimo que seu público saiba quando você vai publicar novos episódios. Então, desde o início do seu projeto, já deixe claro em quais dias o seu podcast irá ao ar. Usar as outras redes sociais para se manter na lembrança do público também é muito importante. Pode ser semanal, quinzenal, mensal, o importante é que o seu ouvinte tenha a certeza de que vai poder ouvir o seu conteúdo toda quarta-feira, por exemplo. Com a imensa quantidade de novos podcasts surgindo é muito fácil o seu programa ser esquecido se você não mantiver um cronograma.
3-Planeje suas gravações com antecedência:
Eu sei que a vida é corrida e que, na maioria das vezes, o podcast é um projeto paralelo. Por isso, é muito fácil um imprevisto surgir e te impedir de gravar um novo programa, atrasando assim seu cronograma e fazendo você perder a periodicidade. A dica de ouro aqui é: tenha sempre uns 3 episódios prontos na gaveta para que o dia a dia não te atropele. Pense em temas atemporais, que podem ser publicados a qualquer momento para que esse conteúdo não perca o timing. Ah e não vale também gravar e editar 3 episódios e ficar tranquilão. Tenha essa carta na manga mas mantenha uma rotina de gravação de maneira que o seu fluxo não seja interrompido.
4-Grave com qualidade:
Muita gente acha que fazer um podcast é só ligar o gravador do celular e sair batendo papo que tá pronto. Antigamente podia até ser, mas hoje, com tantos programas disponíveis, se a qualidade do seu áudio for ruim o ouvinte dificilmente vai voltar. É horrível ouvir um áudio cheio de ruídos por mais de 2 minutos. Mas como gravar um podcast com qualidade em meio a uma pandemia e sem poder ir presencialmente a um estúdio? Já dei algumas dicas em outro post aqui, o fundamental é testar os ambientes que você tem à sua disposição: evitar lugares com eco, identificar o horário que tem menos movimento na sua rua, evitar ficar próximo de corredores ou ambientes com circulação de pessoas, gravar sempre com fones de ouvido… Tudo isso ajuda muito mas tenha em mente que nunca vai ser igual a gravação dentro de um ambiente controlado. Eventualmente vai ter um cachorro latindo, uma criança gritando, um carro do sonho/do ovo/da pamonha passando. E, se isso acontecer lembre-se: esse conteúdo vai ser editado depois. Então para, espera, respira e repete o trecho que foi afetado.
5-Tenha especialistas ao seu lado:
Dá pra fazer tudo sozinho com um celular e acesso à internet? Claro que dá. Mas você tem habilidade e disposição pra produzir tudo? Você consegue criar uma identidade sonora, trilhas, editar o seu áudio com qualidade? Contar com profissionais qualificados faz com que você já inicie o seu projeto se diferenciando da grande maioria. Trate o seu podcast como um negócio. Inicialmente você vai precisar investir tempo e dinheiro mas o resultado pode render muito mais se você tiver foco no seu objetivo. Criar um podcast é produzir conteúdo digital. Envolve estudo de público, de pauta, criação de identidade sonora e visual, criação de roteiro, contato com convidados que podem agregar ao seu conteúdo, estratégias de divulgação envolvendo diferentes redes e mídias, pesquisas, validação, correção… Se você acredita no seu conteúdo encontre parceiros que também acreditem nesse potencial e que te ajudem a produzir um podcast de qualidade e que seja relevante para os seus ouvintes.
Aqui na Tumpats nós desenvolvemos um ciclo de temporada de podcast com 12 episódios que se baseia em 3 fases: estratégia, produção e validação. É um ciclo baseado em pesquisa e em retorno da audiência que tem o objetivo de sempre ouvir o público e aplicar as mudanças necessárias na próxima fase, um processo de melhoria contínua. Se quiser conhecer mais sobre o nosso trabalho é só chamar que a gente toma um café virtual ☺️