6 MOTIVOS PARA AS MARCAS INVESTIREM EM PODCASTS
Há alguns anos, antes da explosão de vloggers e youtubers, os podcasts e as rádios da Internet estavam no seu melhor. Porém, com a chegada dos youtubers e sua superpopulação parecia que os podcasts haviam sido considerados um nicho de mercado muito específico. Se algo tem caracterizado esse formato de conteúdo, é a capacidade ilimitada que eles têm de existir em vários temas, ideias e formas, independentemente de gostos e gêneros. Talvez porque a geração millennial já esteja quase inteiramente entrando no mercado de trabalho e seus interesses estejam migrando para produtos que possam consumir na academia, no deslocamento para o trabalho ou em outras atividades como desenhar e até fazer o trabalho doméstico.
Por sua vez, cada vez mais vozes se juntam ao movimento, gerando maior diversidade na criação de conteúdos e nos tipos de temas, o que torna a busca por estes, interessante e específica.
O podcast não para de crescer e as marcas já o veem como um novo território para entrar em contato com o consumidor. É importante definir estratégias e observar por quais motivos você, como marca, tem que aproveitar este meio para reter seus clientes, agregar valor e melhorar seu alcance para pessoas que ainda não conhecem você. Foi por isso que definimos seis motivos pelos quais você deve considerar investir em podcasts:
- Brasil aumentou o consumo de podcasts
- Baixo custo para investir
- Um mercado fértil para investir
- Permite que você colabore com outras pessoas
- Ajuda na construção de sua marca e comunidade
- Expansão de rede e público1 – Brasil aumentou o consumo de podcasts
1. Brasil aumentou o consumo de podcasts
Segundo reportagem feita pela Globo com levantamento do IBOPE, o segmento de podcasts subiu 33% no período da pandemia, chegando ao 5ª lugar no ranking mundial. Isso porque existe uma facilidade para consumir o conteúdo pois não demanda atenção visual. Aquele que tem interesse no consumo do conteúdo de entrevistas pode estar imerso no assunto sem necessariamente parar com suas funções diárias.
2 – Baixo custo para investir
Parte da popularidade dos podcasts vem da facilidade de produção que requerem, sua distribuição simples e os diversos tópicos que existem. Por consequência disso, esse formato tem menor custo de produção quando comparado a conteúdo em vídeo, por exemplo.
Na verdade, podcasts que usam apenas o formato de arquivo de áudio são mais fáceis de consumir porque não precisam de muito para reproduzir corretamente, nem mesmo de consumo significativo de dados do seu celular.
Por isso, não surpreende que tenha se tornado moda até mesmo entre as grandes empresas, que já começam a incluir o podcast como parte de sua produção de mídia. Além disso, se tornou uma forma muito fácil e prática de consumir conteúdos como notícias ou entrevistas, que aos poucos também começaram a marcar presença em plataformas que há apenas dois ou três anos necessitavam desses elementos como o Spotify.
3 – Um mercado fértil para investir
Muitas pessoas perderam a oportunidade de aproveitar o solo inexplorado de plataformas que se tornaram a nova moda. Por exemplo, hoje começar um canal no YouTube e se posicionar contra todas as pessoas que começaram seus canais em 2010 será um esforço desproporcional. O mesmo acontece no Instagram, onde o esforço e o trabalho necessários para crescer e competir não se comparam com o que fizeram as pessoas que se posicionaram no início da rede.
Mas esse novo momento inexplorado é o podcast. O crescimento do mercado e do público nos últimos anos, de 21 para 28 milhões de pessoas de 2019 para 2020, demonstra que essa é a oportunidade de incluir a plataforma na estratégia de marketing digital e, assim, crescer e amadurecer junto com os podcasts.
4 – Permite que você colabore com outras pessoas
Com a criação de um podcast, a marca e a empresa tornam-se autoridades no assunto. A marca pode optar por produzir um podcast próprio ou patrocinar um programa já existente que esteja alinhado com seus valores, pois, a flexibilidade desta plataforma permite que você se conecte e trabalhe com outras pessoas. Apoiar os outros e unir forças para crescer são estratégias fundamentais para construir relevância e dar visibilidade à marca. Da mesma forma que a marca consegue publicar um conteúdo autoral, o que a torna de certa forma “publisher”, diferenciando muito esse conteúdo de um anúncio frio.
5 – Ajuda na construção de sua marca e comunidade
A razão pela qual as redes sociais são uma peça fundamental no marketing é porque tornam a marca conhecida por muitas pessoas. O mesmo vale para podcasts. Esse mercado traz a oportunidade de dar voz aos seus valores e princípios e construir uma identificação com seu público. A Associação Brasileira de Podcasters estima que no Brasil haja cerca de 34 milhões de ouvintes de podcast. A transmissão do produto, marca e valores da sua empresa para parte desse público torna um caminho de retornos significativos.
6. Expansão de rede e público
Sabemos que nem todas as pessoas estão em toda parte e nem utilizando todas as redes sociais ao mesmo tempo. Alguns podem usar TikTok, mas não Instagram ou Facebook, mas não Twitter, ou podcast, mas não LinkedIn. É importante estar onde seus clientes estão. Desde que a rede atenda às necessidades da empresa.
A utilização do podcast possibilita que seu conteúdo seja consumido por um público bem engajado e segmentado. É necessário que você entenda quem é a sua persona, e em seguida definir o perfil do ouvinte assíduo. A definição da persona é parte de qualquer estratégia de marketing e nos podcasts isso não seria diferente. Esses passos são fundamentais, pois a partir dessa ideia também se torna mais fácil saber o que esperam consumir, quais são seus estímulos, desafios e objetivos, e então a partir desses dados e informações definir futuras análises e planejamento de conteúdo para chegar até elas.