O que eu vi no primeiro Spotify Podcast Festival
No último sábado aconteceu em São Paulo, no Instituto Tomie Ohtake, o primeiro Spotify Podcast Festival. O objetivo do evento era aproximar o público dos seus podcasters favoritos em gravações ao vivo e com plateia de alguns dos programas exclusivos da plataforma e de grande audiência.
A estrutura do evento estava impecável e a experiência de ver de perto a euforia dos fãs em estar ali, participando de uma gravação do seu podcast favorito, foi muito bacana. Os ingressos para o evento esgotaram bem rápido e haviam vários fãs de outras cidades ou estados. E isso é só mais uma prova do quanto o podcast está presente no dia a dia dos ouvintes.
Diversas pesquisas mostram o poder de engajamento do podcast com a sua audiência. Inclusive, quando se fala de investimento em publicidade no podcast, os números chegam a ser superiores a outros tipos de mídia digital. Os ouvintes fiéis se tornam embaixadores dos seus podcasts favoritos e isso é uma consequência do fato do podcast fazer parte da rotina da audiência, de ser uma “conversa” que acontece ali, ao pé do ouvido, trazendo para o público essa sensação de proximidade com o apresentador, até porque o tempo de exposição da audiência àquele conteúdo é muito superior quando comparamos com outros tipos de vídeos ou publicações nas redes sociais.
Outro grande acerto do evento foi o feat entre podcasts de sucesso, como foi o caso do É Nóia Minha? e Bom Dia Obvious, que foi uma das gravações que assisti. Além da possibilidade de atingir o público dos dois programas, as pessoas que já são ouvintes dos dois podcasts foram à loucura.
Também assisti uma gravação do Mano a Mano, podcast comandado por Mano Brown em parceria com a jornalista Semayat Oliveira que já bateu vários recordes de audiência, sendo um dos mais ouvidos no Brasil. O tema escolhido para esse episódio foi de extrema importância, dando voz à luta do movimento quilombola no Brasil.
É claro que não foi a primeira vez que um podcast fez uma gravação ao vivo com plateia, nós mesmos já produzimos na Tumpats Sound Design Studio uma mini série do podcast Nu&Cru Monamu, no final de 2019, em que a ideia era ter uma pequena plateia no estúdio, estilo programa de auditório. Vários outros podcasts de sucesso também promovem episódios esporádicos em que acontecem gravações em teatros ou eventos. Mas foi a primeira vez que aconteceu no Brasil, o país que mais consome conteúdo em podcast no mundo (segundo o relatório DataReportal 2023), um festival dedicado só a isso, com um dia todo de gravações de alguns dos maiores podcasts exclusivos do Spotify.
O que fica é o gostinho de quero mais e a esperança de que, cada vez mais, as grandes marcas também percebam o poder de alcance dos podcast e passem a incluir de maneira mais efetiva esse tipo de mídia em seus planos de comunicação.