Sound Branding Grupo Marista
Sound Branding.O Projeto
Construir a identidade sonora do Grupo Marista com base no estudo da pesquisa etnográfica realizada com o público do colégio.
Porque
O Grupo Marista gostaria de traduzir os valores da marca em uma identidade sonora que aproximasse os alunos e representasse toda a sua essência.
Dá pra fazer
Referenciados na pesquisa e cruzando os tópicos iniciamos o processo de criação reunindo todas as referências captadas e definindo a estrutura que nos guiaria durante o processo. Percebemos a predominância do estilo do Hip Hop dentro das referências analisadas e também dos refrões marcantes, que são fáceis de cantar e ficam ainda mais bonitos quando cantados em coro. Também somamos as referências de instrumentos caseiros para a construção rítmica com batidas e leads eletrônicos.
Conexões Marista
- A mixagem respeita as dinâmicas naturais dos elementos orgânicos ressalta o caráter humano do registro. A intenção é que soe mais natural e não se utilize efeitos com caráter de mascaramento para padronizar expressões;
- O padrão orgânico e eletrônico é presente e se adapta a cada composição.
- Utilização de objetos do dia a dia como instrumentos musicais;
- As vozes masculina, feminina e infantil que compõe o material respondem a estilos musicais diferentes e respeitam a individualidade de cada interpretação;
- Foram considerados como instrumentos acústicos quaisquer peças que fossem capazes de traduzir o sentimento de quem o executa adequado ao material final.
- A letra musical é uma composição textual dos valores Maristas;
- Ruídos internos foram utilizados pois representam a vibração do colégio.
- Os alunos participaram da construção com vozes e execução dos instrumentos.
Quem validou
Renan Rizzardo, marketing Grupo Marista.
Equipe
Kelly Gequelim (Tumpats) – Gerente de projeto
Flávio Ferrer (Tumpats) – UX e diretor de criação
Gustavo Slomp (Tumpats) – Composição, pesquisa e produção
Danilo Cardozo e Vilma Ribeiro (Tumpats) – Prototipação, composição e execução