Posted on / by Kelly Gequelim / in News

O que é Interface Sonora?

Com o surgimento de novas tecnologias, realidade virtual, inteligência artificial e afins, cada vez mais ouvimos falar em interface sonora. Mas, o que é uma interface sonora e como ela impacta no seu dia a dia?

A interface sonora tem o objetivo de oferecer uma experiência. Taí outra palavra muito comum na atualidade: experiência. Estamos na era da usabilidade, da interatividade. Apenas adquirir um produto não é mais suficiente. Todos querem ter ou gerar uma experiência. Mas acho que esse é um assunto que merece um texto todinho só para ele, afinal, eu também quero que você tenha uma boa experiência com esse conteúdo aqui, hehe.

Voltando, eu disse ali em cima que a interface sonora tem o objetivo de oferecer uma experiência. E sim, basicamente é isso mesmo. Afinal, experiências envolvem os sentidos. Um bom exemplo de interface sonora muito comum está na indústria automobilística. Quando uma luz acende no painel do carro e um som é emitido você está vivenciando uma experiência sonora. A partir do momento que você consegue saber o que está acontecendo no seu carro apenas pelos sinais sonoros e visuais significa que essa interface cumpriu bem o seu papel. Mas inovações que a indústria dos automóveis proporcionam nesse quesito vão muito além de bips e luzinhas.

Integrações com aplicativos de celulares permitem uma infinidade de interações por voz. Meu carro é de 2017 e ele tem um aplicativo que conecta com o celular. Até hoje eu acho o máximo quando estou dirigindo, falo o endereço e ele traça a rota pra mim. E esse é um dos exemplos mais simples. Nesse caso a interface sonora está na integração das tecnologias do carro e do celular por meio de um aplicativo que me oferece uma experiência.

Interface sonora nada mais é do que uma plataforma que possibilita uma experiência através do som. A Siri, da Apple, ou qualquer outro tipo de assistência virtual também são interfaces sonoras comuns. Nesses casos, o bom funcionamento da inteligência artificial é fundamental para que a experiência seja assertiva. Já houveram casos de projetos que não deram muito certo, mas estamos vivendo um processo de mudança e aprendizado então acredito que ainda temos bastante chão pela frente para que tudo saia dentro do planejado.

E por que eu vim aqui escrever esse texto? Ontem a noite eu pedi uma pizza pelo Ifood. Tenho um Iphone e depois que o restaurante aceitou meu pedido apareceu uma mensagem no aplicativo dizendo que eu poderia gravar uma frase para ativar a Siri e verificar o andamento do meu pedido. Não é demais? Agora, toda vez que fizer um pedido no Ifood eu posso ativar a Siri e perguntar: Cadê minha comida? E ela me informa a previsão de horário da entrega do pedido e se ele já saiu do restaurante. Imagine essa tecnologia aplicada em situações mais relevantes. Como por exemplo, se uma pessoa idosa puder acionar o celular com uma frase para chamar uma ambulância ou alguém da família em caso de emergência. Com certeza a evolução das interfaces sonoras ainda vão nos trazer muitos benefícios.

“Afinal de contas, não experimentamos o mundo apenas vendo. Projetar com áudio potencialmente torna a experiência humana mais saudável.” Ning T.

Tags: