Spotify for Podcasters Summit
Na semana passada tive a oportunidade de participar do primeiro Spotify for Podcasters Summit, em São Paulo. Foram dois dias com uma programação intensa. Este, foi o primeiro evento do Spotify 100% dedicado ao mercado de podcasts, que não para de crescer no Brasil. Cerca de 1000 pessoas puderam compartilhar conhecimentos entre painéis, workshops e palestras que reuniram especialistas desse mercado a nível mundial.
Entre os assuntos mais debatidos, formato, audiência e monetização foram os que renderam maiores platéias. Afinal, com o crescimento do mercado, o número de novos programas também aumenta a cada dia e é necessário ser cada vez mais assertivo para conseguir conquistar o público e obter relevância no meio.
Por que 2019 é o ano do podcast no Brasil?
Apesar do mercado de podcast ser um território ainda pouco explorado, o formato não é nenhuma novidade. O podcast surgiu em 2004 e seu nome deriva do Ipod, como já citamos neste post aqui. A grande diferença é que até bem pouco tempo atrás, só ouvia podcast quem curtia muito (leia-se nerds/geeks, hehe). Como não existe uma plataforma única em que os programas podem ser disponibilizados (como acontece com vídeos do Youtube, por exemplo), o processo para ouvir um podcast e acompanhar o seu programa favorito era um pouco trabalhoso. Você precisava fazer o download do episódio no seu computador para conseguir ouvi-lo. Mas com o surgimento do streaming, tudo mudou. O próprio Spotify é um dos principais responsáveis por esse crescimento de mercado, já que é a líder na audiência de podcast no Brasil.
A partir do momento em que ficou mais fácil ter acesso aos programas e que grandes influenciadores começaram a usar esse formato para complementar e aprofundar o conteúdo que criavam em outras redes, cada vez mais pessoas passaram a conhecer e se encantar pelo podcast. Poder consumir o conteúdo, seja ele de caráter informativo ou de entretenimento, sem a necessidade da atenção visual facilita muito. Some a isso o fato da Rede Globo ter transformado a maioria dos seus programas para o formato de podcast e falar todo dia em rede nacional o que é podcast e como as pessoas podem acessar o conteúdo. Só em 2019 o consumo no Brasil cresceu 67% e, no Spotify, desde janeiro de 2018 a média de crescimento mensal é de 21%.
Você também pode ouvir o que rolou no evento
Lembra que um dos nossos serviços é o podcast para eventos? Já falamos disso algumas vezes, se você não viu é só clicar aqui ou aqui. Então, o Spotify usou essa mesma ideia para disponibilizar os principais conteúdos das palestras aos seus ouvintes. A diferença é que eles publicaram esses episódios quase que imediatamente após a realização das palestras, por isso você vai perceber que em alguns casos faltou um pouquinho de edição.
Mas como o que importa mesmo é o conteúdo, se você quiser ficar por dentro do mercado e saber o que rolou no Spotify for Podcasters Summit, é só dar o play aqui em baixo ou fazer a busca no seu aplicativo:
“Ficamos muito satisfeitos e felizes com os conteúdos, palestras e workshops apresentados durante o Summit. A interação e contato com o público foi algo muito especial não só para a companhia, mas para mim pessoalmente. Recebemos feedbacks importantes e positivos, o que mostra que estamos no caminho certo para nos tornarmos a maior plataforma de áudio do mundo.” Javier Piñol, Diretor do Spotify Studios na América Latina.