Podcast jurídico
Posted on / by Noemia Sibele / in News, Podcast

Porque optar pela utilização de podcasts jurídicos

Um dos formatos de conteúdos digitais com maior ascensão nos últimos anos é o podcast.  Essa tendência reflete estilos de vida modernos e abre muitas possibilidades. Os podcasts são mais do que apenas conteúdo de áudio, são possibilidades de transmissão de conteúdo dinâmico. O texto é comunicado aos ouvintes que visitam sites, blogs corporativos, etc., em formato auto-hospedado, em streaming (como o Spotify) ou em download.

Já se foi o tempo em que nossa conexão não permitia assistir a um vídeo sem o estresse do corte, ou alguma questão semelhante por conta da inacessibilidade. Atualmente os smartphones que podem se tornar sistemas de entretenimento ou para usufruir de conteúdo multimídia podem estar conectados com o auxílio de uma rede wi-fi.

Nesse sentido, os podcast são uma alternativa muito rápida para empresários e freelancers, bem como para advogados. E, desta forma, permite a divulgação dos conteúdos de uma forma prática. Ao mesmo tempo, o formato atende a um público profissional com experiência em voz ao narrar o podcast.

Os podcast trazem benefícios para quem utiliza, porque, é fácil de produzir, não exige a mesma preparação de um vídeo (câmera, produção, apresentação etc.) e não leva muito tempo para organizar, produzir e editar. As ferramentas são semelhantes ao formato de rádio como, microfones e edição de programa, além de permitir que outras pessoas participem e baixem em plataformas ou estações que possibilitam transmissão. A facilidade de uso é que se pode baixar para o seu celular e ouvir quando quiser, assim, dando a  oportunidade para que a comunidade jurídica possa compartilhar conhecimentos.

 

O que é um podcast jurídico?

São conteúdos digitais em formato de áudio, que são publicados em plataformas como Spotify, Itunes ou SoundCloud e que permitem fazer upload de conteúdos de forma gratuita e democratizada, de maneira que todos possam ouvir.

Um podcast jurídico trata de programas em que os temas são compostos no todo ou em parte de forma online, por apresentadores e convidados relacionados ao ramo do direito.

Profissionais que utilizam de um podcast jurídico, compartilham esse tipo de conteúdo como objetivos educacionais e de entretenimento, e abordam todos os tipos de questões relacionadas à lei e ao mundo jurídico.

 

Benefícios de consumo a podcasts jurídico

Se você está se perguntando se deve usar podcasts no seu dia a dia, é importante conhecer os benefícios que esses meios podem trazer aos profissionais do direito.

O acesso é prático, de forma que, basta ter acesso à internet que já é possível conseguir acessar plataformas de streamings; além de poder ser baixado em qualquer dispositivo. Também é possível que podem ser consumidos a qualquer momento da rotina do profissional do direito, sejam eles em períodos de lazer ou de trabalho, de forma online ou off-line.

Outra vantagem é que são gratuitos e esse tipo de formato não utiliza anúncios pagos durante a transmissão. Logo, o profissional do direito não será interrompido enquanto usufruir do podcast.

Existem inúmeras possibilidades de abordagens da área jurídica e no podcast é possível que haja uma variedade de assuntos e temas tratados de maneira descontraída ou mais séria. Desse modo, o podcast jurídico permite que os advogados encontrem o programa que melhor se adapta a eles e à sua área de interesse.

 

Qual a vantagem de se ter um podcast jurídico?

Uma das principais vantagens é que ele é relativamente barato. Portanto, é uma boa alternativa para profissionais que desejam superar a barreira do texto escrito de forma mais dinâmica. E tudo isso sem precisar de um orçamento alto.

O conteúdo de um blog institucional em versão para podcast pode simplificar a linguagem de forma informal para que a transmissão facilite o entendimento para, por exemplo, o público leigo.  

Em situações como esta, o Podcast é atrativo, prático, didático na hora de explicar temas mais complexos e se encaixa dentro de um hábito que já é comum entre boa parte das pessoas.  

Nos Estados Unidos, os podcasts são usados ​​há anos por muitos escritórios de advocacia. Um dos motivos é que servem para ter um canal de comunicação eficaz com clientes e seguidores.

Por outro lado, você não precisa investir muito dinheiro para abrir um podcast e gravar os áudios. O podcast é uma excelente oportunidade para criar seu próprio conteúdo na internet e, de fato, tanto o conteúdo de vídeo quanto de áudio são bons recursos para aprimorar sua marca pessoal. Obviamente, o podcast é um instrumento que pode se integrar perfeitamente à sua estratégia de marketing (junto com o conteúdo nas redes sociais).

E se isso não bastasse para convencê-lo, os podcasts transformam clientes em potenciais ouvintes. Isso promove uma relação de confiança e proximidade. Pode-se dizer que aumenta o efeito de personalização do conteúdo.

 

Passos para iniciar um podcast jurídico

1 – Escolha do tema

Importante que haja um planejamento prévio, portanto em primeiro lugar, você deve escolher o tema do seu podcast, dentro da categoria de podcasts jurídicos você pode falar sobre uma infinidade de assuntos. Nesse caso, a sua especialização é muito importante. Tente deixar claro em que ramo do direito você é especializado e escolha os assuntos que acharem de interesse para seus clientes em potencial.

2 – Escolha a estrutura e o formato:

Aqui você também tem muitas opções diferentes: você pode fazer um podcast que consiste apenas em entrevistas, ou fazer o podcast junto com seu parceiro no escritório e distribuir as os assuntos, ou você mesmo fazer, falando sobre a atualidade.

3 – Escolha a duração:

Isso depende de como é o seu podcast, nesse ponto terá que escolher uma duração ou outra. Podemos encontrar podcasts que vão de 5 minutos até aqueles que duram de 3 a 4 horas. 

4 – Escolha a plataforma em que vai subir seus episódios:

Essa é uma decisão muito importante, que vai depender do seu tipo de público, do seu orçamento, da qualidade do áudio. Existem cada vez mais plataformas disponíveis e alternativas.

Existem também empresas de hospedagem de podcast, cujas funções são armazenar seu podcast, fornecer informações sobre as estatísticas de download e ajudar no processo de colocá-los nas posições mais importantes.

Você também tem a possibilidade de enviar os episódios para o seu próprio site, mas deve ter em mente que os arquivos de áudio são muito grandes, com o que a velocidade da web será afetada (e isso tem um impacto negativo também a nível de SEO, já que o Google prefere páginas que carregam rápido).

As plataformas mais populares são:

5 – Planeje um calendário de conteúdo:

Assim como o conteúdo que é carregado nas redes sociais, os podcasts devem ser planejados. Você provavelmente já pensou em alguns tópicos sobre os quais gostaria de falar.

Agora é a hora de estruturar suas ideias e estabelecer com que frequência você fará upload de podcasts, em que dias específicos e qual será o tema de cada um deles.

Importante que o calendário seja de um a dois meses adiantados. O podcast é um canal importante para atingir seu público-alvo. Para isso, é necessário captar a sua atenção, falar com eles sobre temas que os preocupam e interessam e oferecer conteúdos no formato que mais gostarem: seja através de discussões, respondendo às questões que lhe enviaram ou realizando entrevistas.

6 – Certificar-se de ter o material necessário para gravar:

Para fazer as gravações, não é necessário muito material, mas se você quer que a qualidade do som soe profissional, o mais importante é um microfone com elementos extras, como um braço flexível para mudar a posição ou um filtro pop para um som mais limpo.

7 – Gravar e subir o podcast

Ao gravar, certifique-se de que não haja ruídos externos e que não haja ruídos externos no tempo que leva para gravar o episódio. Além disso, seja natural. Na voz, muitas nuances podem ser capturadas, portanto, tente transmitir segurança, mas também não fale de forma robotizada. Se trouxer um convidado, antes de começar, passe alguns momentos explicando sobre o que vai falar (o ideal é ter um roteiro prévio). Depois de gravado, o arquivo é enviado para a plataforma contratada.

 

8 – Observar e analisar os dados

A análise de comportamento do seu conteúdo faz que aprimoramentos sejam facilitados, a fim de aumentar o alcance para o público. É Importante que sejam observados dados precisos de audiência, como geolocalização e tempo de escuta.

As decisões de um podcast devem ser baseadas em dados. As estratégias de utilização destas informações são relevantes para a integração com outros meios de promoção adequados à categoria jurídica.

É desta forma que a Tumpats organiza o seu ciclo de produção, pensando no objetivo de quem realiza e na jornada de quem consome esse conteúdo para aproveitar ao máximo o seu potencial. Como no Ebradi Live, podcast jurídico desenvolvido pela Tumpats. Desta forma, um processo que gera insights é desenvolvido e permite que melhorias ocorram de forma progressiva e estruturada, o que garante o engajamento do público. 

 

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