TENDÊNCIA CULTURAL: O ÁUDIO E O ENCONTRO DE GERAÇÕES NA ERA DA CONEXÃO
A discussão referente a gerações está cada vez em maior evidência. Segundo o relatório “Culture Next” divulgado pelo Spotify em julho, nos últimos anos essa diferença foi ressaltada pelo advento da internet e em plataformas desenvolvidas através dela.
Ocorre que, principalmente na pandemia do COVID-19 as mudanças foram inevitáveis para a Geração Z (pessoas de 16 a 25 anos) e para os millennials (de 26 a 40 anos). Culturalmente muita coisa se alterou e a forma com que esses indivíduos têm acesso e desenvolvem cultura tem relação direta com tais acontecimentos. As plataformas de áudio nesse contexto se tornam ferramentas importantes, pois facilitam a forma com que vivenciamos cultura. Segundo pesquisas, a geração dos millennials têm maior chance do que a Geração Z de continuarem a acompanhar shows virtuais e atividades que surgiram nesse meio tempo depois que a pandemia acabar. Além disso, o momento atual revela que a Geração Z busca pela interação e se relacionar com o outro, com o acontecimento da pandemia essas relações diminuíram e consequentemente fez com que essas pessoas buscassem alternativas para o sentimento de isolamento e solidão com a música e os podcasts. Cerca de 60% afirmam que plataformas de áudio auxiliaram nesse momento. Existe um sentimento de proximidade com convidados e apresentadores dos programas de podcast que essa geração tem acesso na atualidade.
A cultura da inclusão e da diversidade é um assunto que ambas as gerações têm em comum, nos podcasts a chance de pessoas diversas falarem de assuntos variados é mais um dos motivos para que escolham esse tipo de ferramenta para seu cotidiano. Estudos comprovam que a satisfação do consumo da mídia tem a ver com conteúdos nostálgicos para os millennials, e aqueles que complementam suas vidas, para a Geração Z. No Brasil cerca de 90% dos millennials e 70% da Geração Z afirmam que usam áudio para redução de estresse. Sendo 87%, os millennials que usam do áudio como um meio para saúde mental.
A capacidade imersiva no áudio é o que difere de outras mídias, a participação de redes sociais não se compara a essa ferramenta em que, mais de 70% da geração dos millennials consideram o meio que mais facilita para o transporte para outras realidades e lugares, principalmente considerando que pode ser acessado a qualquer momento. A colaboração de indivíduos de áreas distintas como músicos, podcasters, públicos e marcas estão alterando a forma da cultura e isso tem beneficiado principalmente a Geração Z no momento da pandemia, a partir de conexões em comum entre eles.
É possível então que as marcas e empresas que observam essas mudanças alcancem objetivos significativos já que, sabendo que a Geração Z já não considera um recurso apenas de diversão e que a geração dos millennials apreciam conteúdos de caráter nostálgicos, essas pessoas foquem seus produtos ou assuntos específicos para esses indivíduos. Isso cabe também a ideia de retorno a atividades presenciais ou não, já que enquanto a Geração Z se vê ansiosa para retorno a vida presencial, os millennials já se acostumam com a ideia de continuar em eventos virtuais, sendo assim o recurso de áudio parte significativa nesse processo.