Como usar o Instagram no crescimento do seu podcast
Posted on / by Mariana Bulow / in Podcast

Como usar o Instagram no crescimento do seu podcast

Se você tem um podcast, podem surgir muitas dúvidas no momento de divulgar ele no Instagram: devo criar uma conta própria para o podcast? É melhor divulgar na minha conta que já tem seguidores? Como publicar conteúdos relevantes?

Você já deve estar cansado de ler por aqui que os podcasts estão crescendo e conquistando novos públicos. Mas esse crescimento pode acabar dificultando que o seu podcast se destaque no meio da multidão. Por isso, é legal que você como podcaster faça uso de todas as ferramentas possíveis. E o Instagram é uma ótima rede social para te ajudar.

O Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo atualmente, com mais de 1 bilhão de usuários ativos. Com essa ferramenta, você consegue promover diferentes formatos de conteúdo em um só lugar.

Como usar o Instagram para o podcast

Branding: seu programa ganha um melhor reconhecimento de marca quando você cria um perfil exclusivo para o podcast, ou seja, você coloca seu podcast como uma própria “entidade” na web. Um perfil próprio ajuda as pessoas a identificar e encontrar o seu programa com mais facilidade. Lembre-se de colocar um nome de domínio que corresponda ao seu podcast.

Clipes de áudio: muito usados no nosso Insta rs, os clipes de áudio de até 1 minuto chamam a atenção de qualquer pessoa que esteja rolando o feed. É uma ótima ferramenta para mostrar o seu conteúdo, além de gerar mais tráfego para os episódios mencionados.

Promoção dos próximos episódios: sabe aquele teaser que a gente assiste e fica com o gostinho de quero mais? Compartilhar trechos dos episódios futuros e making off das gravações criam expectativa no público. O resultado serão pessoas se inscrevendo no seu próximo conteúdo antes mesmo de ele ser publicado.

Convidados e networking de podcast: outra ótima forma de ganhar ouvintes é trazer pessoas de destaque do ramo do seu podcast. Buscar trabalho conjunto e ganhar publicidade de nomes conhecidos ajuda a alcançar mais pessoas.

Link na biografia: o “link na bio” não serve só para bonito. Colocar um link na bio é uma das maneiras mais fáceis de promover o seu programa. É legal investir em seu próprio site de podcast, porque boa parte das pessoas vão buscar entender mais do conteúdo por lá.

 

Não tenha medo ou vergonha de divulgar o podcast em sua conta pessoal. Pessoas se conectam com pessoas e, ao mostrar a sua cara, você cria uma identificação maior com o seu público. Também é legal, porque você direciona o público que você já tem nas suas redes sociais pessoais para a página do podcast.

 

Está esperando o que para expandir seu podcast pelo Insta?

Tags: