Construindo comunidades com o podcast
Criar um podcast consome tempo e deve entregar qualidade, mas isso não significa que terá um bom engajamento quando for publicado. Depois de atualizar o podcast nas plataformas de hospedagem, é preciso chamar a atenção das pessoas, para construir um público de ouvintes para o seu trabalho, ou seja, uma comunidade.
Claro que há exceções para a regra: programas jornalísticos ou sazonais são exemplos de conteúdos que não fazem sentido o investimento em comunidades.
Como construir uma comunidade?
Se o seu podcast se encaixa em uma audiência específica, se liga nessas dicas:
No podcast
Uma das principais formas de criar uma comunidade de ouvintes é usar o próprio programa para isso. Ao planejar os episódios, é legal considerar pautas onde o público consiga participar. Pedir a opinião dos ouvintes sobre os próximos temas e convidados e ouvir sugestões é uma ótima maneira de começar.
Lembre-se, o podcast não é nada sem a audiência, então fique de olho nos comentários e feedbacks para promover conexão e construir uma comunidade.
Nas redes sociais
No mundo da comunicação, isso é muito óbvio, né? Mas não podemos deixar de falar que o relacionamento por meio das redes sociais é fundamental. Nosso último post aqui fala sobre como o Instagram pode ser usado como estratégia de crescimento de podcast, e muito do conteúdo se encaixa nesse item. Para iniciar sua presença digital:
- Escolha uma rede social que atenda às suas necessidades. O tiktok, por exemplo, atualiza suas trends muito rápido, então precisa de mais atenção.
- Com que frequência você vai postar? Defina logo no início das postagens, para conseguir manter um planejamento de postagens.
- Lembre que o conteúdo deve agregar valor ao seu público, afinal, queremos criar uma comunidade. Use as redes sociais para dialogar com o seu público, assim, eles se sentirão ainda mais próximos de você!
No meio empresarial o podcast pode ajudar no engajamento da marca.
Dentro das empresas, o podcast contribui para o crescimento e reconhecimento da marca aos olhos dos consumidores. O que isso significa? Que as empresas podem usar o podcast como uma ferramenta de construção de comunidade. Quando as marcas iniciam conversas associadas aos interesses do consumidor, elas ganham reconhecimento.
Hoje, o podcast de marca já é visto como uma forma de publicidade, porque é uma maneira de os ouvintes a acompanharem em forma de conversa. Esse meio de comunicação proporciona imersão no conteúdo e fortalece a ideia de comunidade.
Preparado(a) para construir a sua comunidade?