O áudio é o futuro
Conteúdos inovadores em áudio estão cada vez mais integrados ao cotidiano, principalmente devido ao ambiente tecnológico em que vivemos. Além do entretenimento proporcionado por músicas e podcasts, também podemos encontrar lugar em aplicativos.
Cappuccino é um exemplo. A rede social coleta gravações de voz de um grupo fechado e as disponibiliza como um único arquivo de áudio com música, disponível para download. Para explicar melhor, é como um Snapchat de áudio, inspirado no podcasting.
Além disso, podemos ver que gravações e chamadas de áudio do WhatsApp já viraram rotina.
Além do celular
Muitas pessoas vem se adaptando aos smart speakers, dispositivos domésticos comandados por voz. Dados da Strategy Analytics mostram que apenas no primeiro trimestre de 2020, 28 milhões de smart speakers foram comercializados no mundo.
O streaming abre portas para um maior reconhecimento
Os formatos de áudio oferecidos pelos streamings – música e podcast – agora são ainda mais acessíveis e monetizados. Com a facilidade de encontrar diferentes conteúdos em um único canal, o sucesso pode vir para qualquer um. Isso ajuda tanto o crescimento da indústria quanto o reconhecimento dos criadores.
Segundo o Laud & Clear, no último ano o Spotify pagou US $7 bilhões à indústria musical. Esse resultado mostra que mais de mil artistas geraram um valor superior a US $ 1 milhão.
O áudio relacionado à tecnologia cria ferramentas que ajudam a construir uma comunidade criativa cada vez mais ampla, e o crescimento do formato retoma o seu início, com a criação do telefone em 1876, mas agora de uma forma aprimorada e atualizada.