Gravando ligações
Aqui na Tumpats nós trabalhamos muito com gravação de podcast à distância. Foi uma forma de contornar a pandemia e, devido aos bons resultados, hoje é uma das nossas formas de trabalhar. Se você quer entender mais sobre como gravar podcast à distância, clique aqui.
Então como manter uma boa qualidade do áudio durante a chamada?
A plataforma que usamos para gravar vídeo chamadas hoje é o Zoom. Ele é ótimo, porque oferece uma imagem boa e nos dá um backup do áudio. Esse backup é fundamental, mas dependendo da conexão pode deixar a voz “robotizada”. Outro fator de termos escolhido o Zoom (até o momento) é que a grande maioria dos convidados já possui certa familiaridade com a plataforma, ainda mais depois de todo esse período de pandemia.
Existem também outras ferramentas de vídeo chamada específicas para podcast, que já salvam a gravação diretamente na nuvem para evitar a interrupção do áudio em caso de instabilidade na internet, porém a maioria delas não funciona via celular, o que pode ser um problema dependendo do perfil dos convidados.
Para evitar um áudio de qualidade mediana, nossa recomendação é que todos os participantes gravem a sua própria voz em seu celular, usando o aplicativo “gravador”, que normalmente já vem instalado no celular. Nas gravações aqui da Tumpats também sugerimos que todos os participantes usem fones de ouvido (com microfone) para a comunicação durante o bate-papo. Assim, o gravador do celular não capta as outras vozes da chamada.
Além de oferecer um áudio mais limpo, gravar a chamada dessa forma facilita a edição e, caso haja uma conexão de internet instável, não deixará nenhum áudio travado no episódio editado e pronto.
Você tem alguma dica ou experiência para usar na gravação de podcast? Compartilhe com a gente!