Oportunidades no mercado de podcasts com Kelly Gequelim
Posted on / by Mariana Bulow / in News

Oportunidades no mercado de podcasts com Kelly Gequelim

Na última quinta-feira (14), a sócia da Tumpats Kelly Gequelim participou de uma live com José Luiz Ramos no Café com C-Level sobre oportunidades no mercado de podcasts,  alguns erros de produção comuns e como contorná-los.

Durante a conversa, Kelly contou sobre como começou a trabalhar com podcast e a trajetória da Tumpats, desde os trabalhos com jingles, spot e trilhas até o foco na produção de podcasts, em 2018. Ela explicou a importância da pesquisa no processo de construção do podcast, que traz resultados positivos na recepção do público.ISA 2019

Outro ponto que surgiu na entrevista foi a criação do sound branding dos Colégios Marista, projeto em que a Tumpats trabalhou ao lado do cliente, das agências de publicidade e dos alunos do colégio para criar uma identidade sonora que está no ar até hoje e nos rendeu o prêmio de Better Sound no ISA 2019 – International Sound Awards, na categoria Audio Branding.

José Luiz abordou uma questão de um post atual aqui do blog: comunidade, e Kelly explicou que existem diferentes tipos de comunidade que podem ser criados por meio do podcast: comunidade interna, a partir do momento em que se começa a ouvir o que os colaboradores têm a dizer e como marca ou criador de conteúdo. Você pode construir uma comunidade engajada a partir do momento em que segmenta seu público e fala sobre um assunto que domina. É por isso que a parte estratégica do podcast é importante, é onde você entende quem é a marca, quem é o público, se o público que a marca enxerga é realmente o público que vai engajar os conteúdos e o que e como vai ser falado, para que o engajamento aconteça.

A maior onda de podcast no Brasil aconteceu em 2020 durante a pandemia, explicou Kelly, quando as pessoas não aguentavam mais olhar para telas e estavam em busca de novas atividades que pudessem realizar em casa. Em relação a crescimento, ela aproveitou o gancho e falou sobre a nossa nova sala de podcast em São Paulo, que em breve estará aberta a todos os nossos clientes e outras pessoas que queiram gravar podcast. A sala de São Paulo possui dois cenários com opções de decoração como cortinas, mesacast e leds, e em Curitiba temos um espaço mais amplo, com várias opções de cenários. Nas duas unidades, qualquer pessoa pode levar seus próprios itens de decoração, para deixar o cenário ainda mais original.

Por que investir em espaços físicos? Com a volta ao presencial, muitas pessoas querem gravar em estúdio para garantir uma maior qualidade. Outro ponto importante agora é o lançamento do Spotify, que permite o upload de podcasts em vídeo na plataforma.

Mais ao fim da conversa, José Luiz perguntou sobre os canais de corte, e Kelly explicou que criar um canal de cortes é essencial quando você já tem uma comunidade forte no YouTube, porque senão outra pessoa vai fazer isso por você e ganhará uma renda em cima do seu trabalho – sem a sua autorização. Ter um canal de cortes também é uma ótima maneira de impulsionar o podcast nas redes sociais.

 

Se interessou? Então clique aqui e assista a conversa completa!

Tags: