Podcast corporativo – o podcast para a sua empresa
Você já conhece o podcast corporativo? São podcasts focados em branding, que permitem que uma marca ou empresa alcance novos públicos, melhore a comunicação interna e obtenha mais clientes.
Para que o podcast ganhe relevância, é importante que exista um bom planejamento e execução, pois os assuntos a serem abordados são de campos muito mais específicos do que os de entretenimento, por exemplo.
Existem diferentes tipos de podcast corporativo:
Podcast corporativo para comunicação interna
Podcasts para comunicação interna ou podcasts privados são aqueles destinados para um grupo específico de ouvintes, geralmente os colaboradores da empresa. É um tipo de podcast indicado para melhorar a comunicação e os treinamentos da empresa.
Uma das grande vantagens de produzir esse podcast é que os colaboradores podem acessar o conteúdo durante o período de trabalho, pois ao contrário de textos e vídeos, não há necessidade de parar todas as atividades para prestar atenção.
Além disso, com o podcast corporativo é possível criar uma proximidade muito maior entre líderes e liderados, já que a mensagem é passada de uma forma muito mais individual.
Em 2020, nós produzimos um podcast corporativo de acesso limitado aos colaboradores para o Grupo Marista. Nele, o foco era dar voz às histórias inspiradoras vividas pelos colaboradores da empresa.
Podcast corporativo para comunicação com público-alvo
Agora, se o foco é atingir o público externo da empresa – consumidores ou pessoas que podem vir a consumir os produtos e serviços – o podcast também funciona muito bem, no entanto, é importante se atentar a alguns detalhes: o podcast não é um comercial de rádio (spot), então para atingir o público desejado é necessário focar muito mais no conteúdo do que nos produtos e serviços da marca.
Uma ideia bacana para iniciar um podcast corporativo é criar autoridade para a marca: escolher um assunto que tem tudo a ver com ela e torná-la autoridade sobre isso.
Aqui na Tumpats estamos produzindo atualmente 4 podcasts corporativos: Visões em Diversidade, Equidade e Inclusão, Visões em Liderança, Visões em Saúde Única e Panorama Talks. O que eles têm em comum? Ao invés de falarem sobre serviços e produtos, eles trazem informações relevantes para seu público, relacionadas aos seus nichos de mercado. Isso torna o podcast tão interessante que o fluxo de busca por seus produtos e serviços acontece naturalmente.
O podcast Panorama Talks é um projeto que acabou de sair do forno e está apenas em seu primeiro episódio, mas os podcasts Visões, que são um projeto do Grupo MSD Saúde Animal, ganharam tamanha relevância, que já foram destaque nas sessões de recomendação da Apple Podcasts.
O que acha de usar o podcast como estratégia de marketing para a sua empresa? Fale com a gente e faça o seu projeto acontecer!