PODCAST – como está o mercado?
O Brasil é líder quando o assunto é podcast, mas faz 3 anos desde que a mídia estourou aqui. Para te manter atualizado sobre o mercado de podcasting, trouxemos alguns dos principais tópicos.
O que mudou nesse período?
Duração
De acordo com a Rephonic, os episódios de podcast estão ficando mais curtos. O estudo mostra que em 2013 mais de 20% de todo o conteúdo de podcasts tinha pelo menos 60 minutos de duração, já os dados de 2021 mostram que menos de 17% dos podcasts consumidos chegavam a essa duração. A análise realizada com mais de 10 mil ouvintes concluiu que o podcast de melhor desempenho lança um episódio de 37 minutos a cada 5 dias.
Ouvintes
Outro ponto é que os brasileiros estão ouvindo ainda mais podcasts! É o que Statista mostra: o crescimento entre os ouvintes de 2020 e 2022 foi em média 13%. De acordo com o DataReportal, 37% dos brasileiros de 16 a 64 anos ouvem podcasts todas as semanas e, em média, das 10 horas que os brasileiros passam usando internet por dia, 1 horas é apenas ouvindo podcast.
Monetização
A maneira mais comum de ganhar dinheiro com podcasts é através da publicidade. Eles podem vir tanto da plataforma de podcast quanto dos patrocinadores do programa. De acordo com a Statista Advertising e o Media Outlook, os gastos globais com anúncios em podcasts foram 2,3 bilhões de dólares em 2021 e devem ser de 2,8 bilhões de dólares em 2022.
É bom entender que à medida que o espaço de mercado se expande, o podcasting traz novas possibilidades, como o podcast corporativo, que oferece um conteúdo mais direcionado com potencial para atingir seus próprios colaboradores e clientes.
Acompanhe o nosso blog para se manter atualizado sobre o podcast e as formas de integrá-lo ao cotidiano.