Consumo de Música no Brasil
Sabe por que gostamos tanto de escutar música? Porque ativa quase todo o cérebro, liberando hormônios da felicidade e do prazer, aquele combo de bem-estar.
Pensando nisso, podemos entender porque a música é tão popular. E o que é popular aqui no Brasil?
A Opinion Box realizou uma pesquisa com mais de 2 mil brasileiros, 48% homens e 52% mulheres, com idade entre 16 e +50 anos, para entender mais sobre o consumo de música no Brasil e o hábito dos consumidores.
Dos entrevistados, 79% ouvem música todos os dias e apenas 3% ouvem menos de uma vez por semana.
Estilo musical
Qual é o ritmo preferido? Sertanejo ficou em primeiro lugar com 48% da audiência, seguido por:
- Pop – 45%
- MPB – 44%
- Rock – 41%
- Cristão/Gospel e Pagode – 32%
- Eletrônica e Samba – 25%
- Funk e Piseiro – 19%
Ainda sobre gêneros, a Opinion Box destaca sertanejo, pop e funk como as batidas preferidas de jovens de 16 a 29 anos e MPB para pessoas com mais de 50 anos.
Serviços de streaming
Spotify lidera a lista com 53% de preferência, seguido por YouTube Premium (24%) e Deezer (15%). Outros nomes que surgiram incluem Amazon Music, Google Play, Apple Music, SoundCloud, Napster e Tidal. A maioria afirmou usar versões gratuitas.
Curiosidades
Os momentos em que os entrevistados disseram escutar mais músicas foi: “arrumando a casa” – 59%, “no trânsito” – 47% e “tomando banho” – 32%.
86% dos interrogados afirmaram ouvir música através do celular, 44% naTV/Smart TV e 41% no computador, porém outros formatos surgiram, inclusive o vinil. No entanto, das 2.048 pessoas, 43% acreditam que a mídia física, como os CDs, logo acabará.
E você, fazia ideia dessas informações? Conte pra gente se você se encaixa bem nessa pesquisa ou se faltou te entrevistarem.
Para acessar a pesquisa completa, clique aqui.