Sound branding no podcast
Para que o seu podcast se torne um diferencial nos ouvidos da audiência, é preciso buscar diferentes estratégias para se aproximar do público. Uma dessas abordagens é o sound branding, criar uma identidade sonora para o podcast.
Como usar o sound branding no podcast?
1 – Entenda o que é sound branding
Sound branding é a forma como sua marca é ouvida, é o processo de desenvolvimento e gestão de marcas através do uso do áudio. Como qualquer outro projeto de branding, ele vem de um estudo prévio que relaciona o arquétipo da marca do podcast com os atributos sonoros. O resultado é a construção de uma identidade sonora que se relaciona com o público por meio do seu contexto de uso.
2 – Benefícios do sound branding
- Oferece uma identidade sonora própria ao podcast.
- Conquista o ouvinte através do som, criando uma nova sensação de proximidade.
- Cria uma memória auditiva no público, que lembrará do podcast com mais facilidade.
3 – Sound branding como complemento
O sound branding precisa ser consistente e combinar com o seu podcast, mas isso não significa que deve dominar o podcast. Ele precisa se unir às características do podcast para oferecer aos ouvintes um diferente atributo sonoro.
4 – Como introduzir o sound branding no seu podcast?
1 – Descubra o arquétipo de marca do seu podcast. Quais são as principais características e valores de marca que o seu podcast deseja comunicar?
2 – Identifique os seus potenciais ouvintes e quais sentimentos você quer transmitir com o podcast.
3 – Busque inspirações em sons e instrumentos para ajudar na criação.
4 – Com a identidade criada, faça análises, testes pilotos e feedbacks.
Agora que você entendeu a importância do sound branding para o seu podcast, clique aqui e venha criar a sua identidade sonora com a Tumpats!