A publicidade no podcast
Os últimos anos trouxeram mudanças no consumo de conteúdos digitais, e o on demand – “ao gosto do freguês” – tornou-se a tendência da geração. Um deles é o podcast, que traz inclusive o conceito em seu nome: Pod – Personal on Demand (pessoal sob demanda) e broadcast – radiodifusão. A ideia rapidamente chamou a atenção dos brasileiros, por englobar diferentes temas em formato de áudio, e em 2019, essa forma de comunicação já estava bombando tanto, que o Brasil recebeu o título de País do Podcast pela empresa de tecnologia em áudio Voxnest.
Agora chegou o momento de incluir a ferramenta nas estratégias de comunicação.
Em pesquisa da Associação Brasileira de Podcasters (Abpod) em parceria com o Ibope Inteligência, cerca de 50 milhões de pessoas já ouviram podcast no Brasil, número equivalente a aproximadamente 40% da população com acesso à internet no país. Números como esse fazem crescer o destaque do formato para investimentos.
O podcast é a próxima grande oportunidade para as marcas.
O estudo “A influência da publicidade digital no universo dos podcasts” mostrou que cerca de 59% dos ouvintes se lembram dos anúncios apresentados durante o conteúdo do podcast, e metade desse público realizou alguma ação após ser impactado pelo anúncio.
Isso acontece porque a fidelidade dos ouvintes garante o engajamento do público e receptividade à campanha.
Ainda na análise, o formato preferido de publicidade é integrá-lo ao conteúdo do podcast, por ser uma forma inovadora e confortável para a audiência.
O destaque é tanto, que o próprio Spotify já anunciou o Spotify Podcasts Ads, uma ferramenta para facilitar que os anunciantes façam inserções comerciais nos seus podcasts.
Manter-se atualizado com as novas formas de consumir conteúdo é um diferencial importante para o sucesso das marcas. O que você acha de investir nesse tipo de marketing?