Audiência de podcast e o significado dos números
Posted on / by Mariana Bulow / in News

Audiência de podcast e o significado dos números

O Brasil é um dos países que mais consome podcasts, com mais de 30 milhões de ouvintes da mídia. Mas você sabe como funciona a reprodução deste formato e o que os números significam?

Ao contrário das redes sociais, onde milhões de seguidores acompanhados por milhares de curtidas é que significam um conteúdo de relevância, a audiência do podcast deve ser analisada de outra forma. 

Podcast x Redes Sociais

De acordo com uma pesquisa da Libsyn, apenas 1% dos podcasts de todo o mundo alcançam 35 mil ouvintes por episódio. Mais da metade dos programas episódios têm menos de mil ouvintes por episódio. O que isso significa? Diferentes formatos de mídia também devem ser analisados de forma diferente.

Por exemplo, no Instagram, cada conteúdo consome no máximo 1 minuto e meio do seu tempo, enquanto os podcasts podem durar de 20, 30 minutos ou até mais de uma hora. Por esse motivo, o número de ouvintes é sim menor, mas a qualidade de seu engajamento acaba sendo superior.

Como ganhar mais relevância dentro da plataforma?

É muito importante saber que o número de ouvintes não funciona como nas redes sociais, mas de acordo com o Podcast Insights 2021 existem mais de 2 milhões de programas de podcasts no mundo. Como tornar o seu podcast relevante? Frequência de produção!

Um dos principais critérios para que um podcast ganhe destaque é que ele apareça. Por isso, quando um podcast tem maior frequência, ele recebe maior relevância, e uma frequência de produção combinada com o trabalho dos algoritmos vai entregar o seu podcast para muito mais pessoas.

 

Agora que você entendeu que a sua audiência está sim dentro do normal, não esqueça de manter uma frequência de produção!