Áudio 3D no podcast
Uma nova tendência?
O áudio 3D é uma técnica que permite maior imersão na hora de ouvir um conteúdo. A tecnologia utilizada para esse tipo de áudio é a gravação binaural, que consiste na captação do som por meio de dois microfones. A distância entre eles é cerca de 18 centímetros, a distância média entre nossos ouvidos, então o som é distribuído espacializado dessa forma.
A combinação da gravação binaural com fones de ouvido permite que o nosso cérebro identifique variações de intensidade, tom e equalização, o que nos leva a acreditar que o som está vindo de diferentes direções.
E dentro do podcast?
A iHeartMedia anunciou no início de 2021 que iria começar a investir na gravação binaural e construiu 3 estúdios especificamente equipados para gravação de áudio 3D. Os produtores da companhia de áudio também apostam na publicidade dentro desse tipo de áudio, que é muito mais impactante aos ouvidos. Outra forma de usar a ferramenta é na intensidade e percepção de distância na fala, como em frases sussurradas, para que o público se sinta mais engajado na conversa.
O áudio imersivo faz com que os ouvintes sintam que estão realmente na cena, com a conversa e os sons acontecendo ao seu redor. Usada corretamente, essa experiência pode ser muito impactante e, em podcasts narrativos, pode ajudar a dar mais vida à história.
E aí, será que essa tendência vai colar e sintonizar ainda mais os ouvintes?