Posted on / by Kelly Gequelim / in Soundbranding

Case Sound Branding Marista

Como traduzir em sons os valores de um colégio católico com mais de 100 anos? Como atrair pais preocupados com o futuro profissional dos filhos? Como provar que a marca é moderna e inovadora? Como dar voz aos jovens sem perder a essência tradicionalista?

Nossa metodologia para a construção do sound branding se baseia no processo clássico de design que é inclusivo, participativo e centrado no usuário. Queremos construir uma interface sonora que integre os arquétipos de marca ao contexto de uso das pessoas.

E, para entender as características do comportamento dos jovens e criar uma identidade sonora que transmitisse as respostas para as questões, imergimos em uma pesquisa de campo nos Colégios Maristas. Ouvimos alunos, pais, professores e colaboradores para entender as referências musicais e observar a interação da paisagem sonora sendo transformada pelos diferentes perfis de alunos no cotidiano. Percebemos que não havia ligação entre os atributos do Marista e os padrões comportamentais de linguagem dos colégios. Sem essa conexão cultural com a marca, o público externo não reconhecia seus valores (Acolhimento, Atitude, Alegria e Atualidade) e a julgava retrógrada e assistencialista.

Entendemos que nosso trabalho só seria eficaz se feito em conjunto com a agência de marketing, colaboradores e usuários. Influenciamos essa cocriação do que se ouve e do que se vê, através do que se sente e do que se pratica. Como forma de expressão dos alunos, descobrimos que os sinais corporais e o grupo de amigos evidenciam aquilo que desejam. Canto e dança andam juntos, batucada e ruído somam-se aos risos e gritos dão vida ao lugar.

Trouxemos da pesquisa elementos sonoros do cotidiano do colégio, construímos instrumentos com sucata e objetos do dia a dia, identificamos estilos musicais que fazem parte deste universo e criamos uma unidade musical sólida dentro desta diversidade de referências.

Como parte do processo, percebemos que a participação dos alunos na música seria fundamental, então eles cantaram o refrão em coro e tocaram instrumentos percussivos do arranjo. Por fim, trouxemos cantores dentro do perfil sonoro das personas para as vozes principais e desdobramos a música para os 3 níveis de ensino, com os respectivos perfis sonoros: do maternal aos adolescentes.

Durante esse processo, fizemos testes para monitorar as reações do público à música da marca e identificamos que o objetivo de trazer os valores Marista no projeto foram cumpridos:

  • Atitude: participação dos alunos ao construírem e tocarem os instrumentos.
  • Alegria: na letra e em todo o clima que representa a música.
  • Acolhimento: diversidade de estilos e elementos (rap, pop e coro infantil no mesmo ambiente).
  • Atualidade: aproximação da música com as referências sonoras consumidas atualmente.

Construímos uma identidade sonora que se diferencia dos concorrentes através dos seus elementos característicos e que é reconhecida pelo público como a música que melhor representa a essência da marca.

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