Como criar um podcast
Produzir um podcast é mais que organizar entrevistas, contar histórias, gravar e publicar.
Como produto digital, o podcast é muito atraente: pode ser dividido em episódios, permitindo explorar temas com profundidade. Com o público também não é diferente, é uma ferramenta que permite criar intimidade entre os entrevistados e a audiência, porque o público se sente imerso no bate-papo. Mas para chegar ao produto final é preciso percorrer um caminho importante, seguindo dicas e processos.
Defina um tema
Sobre o que você vai falar? Um projeto autônomo precisa de um título cativante e que desperte o interesse do público com uma descrição clara. Além disso, se o tema for amplo, pode ser desenvolvido em vários episódios.
Formato
A escolha do formato faz toda a diferença. Podcasts de história ou reportagem exigem pesquisa, roteiro e edição mais elaborados do que formato de bate-papo, mais descontraídos. Entenda mais:
Entrevista
Uma das formas mais populares é a discussão. É uma ótima forma de engajamento, porque atrai o público do convidado para o podcast.
Painel
Ou mesa redonda, é o podcast que conta com mais de um convidado, onde todos têm espaço para falar.
Informativo
Pode trazer conteúdos jornalísticos, notícias, assuntos em alta ou novidades sobre determinadas áreas de atuação.
Individual
Apenas uma pessoa conduz o programa. Torna a gravação e a edição mais fáceis, mas o apresentador precisa ter muita desenvoltura e dinâmica.
Planejamento e roteiro
Defina os tópicos que serão abordados em cada episódio, crie roteiros para conectar o conteúdo e garantir que a história tenha um começo, meio e fim. Podcasts de entrevista não devem ser deixados para o improviso. Se o episódio receber convidados, lembre-se de confirmar a presença com antecedência e criar um roteiro com as principais perguntas.
Defina datas fixas, se possível, e tente sempre manter a periodicidade, também é importante informar ao público se o podcast vai ser dividido em temporadas para que ele fique sabendo que poderão haver intervalos maiores entre as temporadas.
Gravação
Encontre um lugar tranquilo e silencioso. Uma boa acústica é importante para deixar o som mais claro, limpo e sem ruídos. Uma boa dica é investir em um microfone de qualidade e em isolamento acústico. Confira aqui como gravar um podcast à distância.
Narração
Se garanta na narração! Uma boa oratória faz toda a diferença na hora de ouvir um episódio que é formado apenas por áudio. Além do tema, é o principal motivo de manter a atenção dos ouvintes. Conduza a conversa de forma envolvente, falando em tom natural e respeitando as pausas.
Edição
A qualidade da gravação conta muito também para entregar um produto de qualidade e conforto auditivo. Quanto mais claro, sem ruídos e ecos, melhor. Lembre-se de que a pessoa poderá passar mais de uma hora ouvindo um mesmo episódio. Podcasts narrativos merecem uma edição ainda mais caprichada e combinam muito com trilhas e efeitos sonoros.
Publicação
Com o trabalho pronto, chegou a hora de publicar. Use canais de grande alcance e que sejam acessíveis.
Divulgação
Para atingir o público e ganhar audiência, o sonho de todo podcaster, uma ótima forma de divulgar o conteúdo é por meio das redes sociais, como: contagem regressiva, teasers para os episódios, bastidores da produção, conteúdos complementares e interação com o público. Os ouvintes gostam de se sentir acolhidos e representados no podcast.
Uma dica importante é lançar o podcast com alguns episódios já gravados, para que a audiência mergulhe de cara no conteúdo e acompanhe os próximos.
Lembre-se que formar uma audiência pode demorar, então persista no seu trabalho!