Como está o podcasting 20 anos depois?
Christopher Lydon foi o pioneiro no mundo dos podcasts e, duas décadas depois, traz algumas discussões sobre o meio em uma entrevista exclusiva para o Podcast Business Journal.
Ainda sem receber o nome de “podcast”, Christopher Lydon e Dave Winer usaram seus conhecimentos de rádio, distribuição e programação para publicar o primeiro podcast americano Open Source em 2003, “uma conversa americana com atitude global”, até então nomeado “Artes, Ideias e Política com Christopher Lydon”.
Segundo a entrevista, o veterano sempre acreditou no potencial do podcast, por vê-lo como uma ferramenta para as pessoas expressarem suas opiniões sem restrições, colocando em debate questões muitas vezes deixadas de lado pela mídia tradicional.
Lydon acredita que o sucesso do podcast se dá pelo formato conseguir proporcionar um espaço dinâmico e interessante para diálogos de qualidade, ou seja, oferece ao público o que ele quer ouvir: uma boa conversa.
Quando abordado sobre as grandes empresas que dominam o mercado de podcast, Lydon mostrou não ser o que ele esperava, apesar de eles terem o seu público. Mas o podcaster afirma que há espaço para todos no meio do podcasting. Apesar das grandes corporações estarem envolvidas, também existem indivíduos com voz própria.
Em relação ao rádio, Christopher mostrou preocupação. Com um grande histórico nas rádios, o veterano lamenta a perda de fé no meio de comunicação e destaca o valor único do rádio como um meio barato e acessível, capaz de transmitir a voz humana.
Em uma visão geral, Lydon reconhece a grande evolução do podcasting, trazendo novos temas e temáticas, e destaca a importância de manter esse espírito de inovação, aliado à liberdade de expressão do podcasting, pois, ao seu ver, essas são as características que permitem que vozes autênticas e apaixonadas continuem a se destacar.
No final da entrevista, Lydon reflete sobre o poder da voz humana e o impacto duradouro dos podcasts. Ele conclui afirmando que, se alienígenas viessem à Terra em busca das vozes reais do povo para entender o pulso da nação, ele indicaria experimentar os podcasts. Christopher encerra a entrevista com a frase: “podcasting tornou a vida muito mais interessante para muitas pessoas”.
E daqui vinte anos, o que terá mudando no podcasting e no mundo ao redor dele?