Como monetizar seu podcast
Com o número significativo do crescimento de podcasts e produções independentes nos últimos anos aumentou também o questionamento sobre o retorno financeiro, principalmente no que diz respeito às plataformas serem um meio de monetização e ganho de dinheiro para que seja possível a continuação da produção dos projetos, além de melhorar a entrega e relevância de conteúdo.
Segundo Guilherme Figueiredo, Head de Áudio Digital da Globo, de 100 milhões de brasileiros que de alguma forma consomem conteúdos de áudio, 28 milhões são ouvintes de podcasts. Em algum momento você já se perguntou se esses podcasts rendem dinheiro? Como você acompanha episódio após episódio? A produção de um conteúdo com qualidade requer trabalho e, de certa forma, é natural que os podcasters queiram encontrar uma maneira de fazer com que seus podcasts trabalhem para eles.
Basicamente, podemos falar que existem duas formas de monetização: direta e indireta. A forma direta permite que você ganhe dinheiro com plataformas de streaming, com inserção de anúncios dentro dos episódios, enquanto a indireta é mais focada e depende do crescimento da sua marca.
Assim como outros conteúdos na internet, o fator chave para ganhar dinheiro fazendo podcasts são plays, assinaturas ou ouvintes. Sabemos que podcasts que são vinculados a marcas utilizam o Áudio Marketing como forma estratégica de branding, e assim podem usufruir dos recursos de forma mais favorável e otimizar seu retorno sobre investimento. Mas aqui apontaremos alternativas para chegar a esses recursos.
Patrocínios
A publicidade de produtos de terceiros é feita em rádios tradicionais e no mundo digital. Existem várias marcas que estão dispostas a pagar para ter um espaço em um podcast de qualidade e com um grande grupo de seguidores. Mas para chegar nessas marcas é necessário que você procure as empresas, porque nem sempre elas virão até você.
Essa procura pode ser por marcas que já anunciam em podcasts no mesmo nicho, pois conhecem o meio e sua rentabilidade. O mais importante para a marca é escolher um podcast que esteja alinhado aos seus princípios e valores para que a recomendação de produtos ou serviços atinja um público engajado e que confia na indicação do podcaster.
É importante ressaltar aqui que para buscar patrocínio o podcast precisa estar bem organizado e ter um mídia kit, o documento em que estão as estatísticas, dados de alcance e perfil de público do podcast. É necessário que esse seja um material claro e objetivo, a fim de facilitar o interesse da marca que queira investir nesse conteúdo.
Plataformas
Muitas plataformas de streaming permitem que você ative anúncios automáticos para que possa monetizar diretamente seu podcast. Eles conseguem isso por meio de banners publicitários ou áudios e a receita é compartilhada. O dinheiro gerado é pouco e você não tem controle dos anúncios, mas pode ativá-lo antes de atingir um mínimo de ouvintes.
Atualmente o YouTube é uma das maneiras mais práticas para monetizar seu podcast. O YouTube é a possibilidade de renda para muitos youtubers, e pode ser uma maneira de podcasters aproveitarem da plataforma para publicar seus episódios. Ele também facilita no intuito de escala do podcast, através da utilização da estratégia de divulgação, o que aumenta o alcance do conteúdo.
Muitas pessoas ouvem podcasts através da plataforma e temos exemplos com milhões de views e inscritos. Portanto a utilização do YouTube como estratégia de monetização e ganho de dinheiro com podcast é bom para os que estão no início ou para aqueles que procuram aumentar lucros, aproveitando a quantidade de ouvintes.
Além disso, algumas plataformas de hospedagem de podcast também possibilitam a inserção de anúncios automáticos nos programas. É o caso do Spreaker, por exemplo. Quando você hospeda seu podcast dentro do Spreaker, você tem a opção de ativar os anúncios em cada episódio e a própria plataforma vai fazer o match entre anunciante e conteúdo. Da mesma maneira que o Youtube, nessas plataformas você não consegue escolher os anunciantes e os valores recebidos por anúncio são muito baixos.
Conteúdo premium
Uma vez que a marca pessoal é construída, é possível oferecer um conteúdo especial aos ouvintes em troca de uma pequena contribuição monetária. Claro, é necessária uma dedicação a mais, porque deve-se criar episódios específicos para esses apoiadores; lembrando que apenas uma porcentagem do público deseja conteúdo premium.
Além do serviço premium dentro do podcast, é possível promover um site de associação ou um grupo privado do Facebook. Sites de crowdfunding permitem que seja oferecido conteúdo especial, além de definir taxas com benefícios diferentes.
Marketing de afiliados
Outra forma fácil e rápida de gerar receita é ganhando uma comissão pela venda ou registro de serviços ou produtos por meio de um link especial ou cupons de desconto.
Alguns optam por enviar o público a uma postagem de blog com links afiliados, mas é melhor deixar o código na descrição. Os programas de afiliados permitem que a pessoa possa vender sem ter que fazer acordos com patrocinadores, pois quando o ouvinte paga pelo produto ou serviço anunciado, a empresa consegue rastrear, por meio do link, de onde veio esse cliente e fazer o pagamento da comissão para o criador de conteúdo que fez a divulgação.
Vender o seu produto
Este deve ser o objetivo de todo podcast: vender seus próprios produtos ou serviços, aquilo que você faz profissionalmente. Seus ouvintes são seus clientes potenciais e a estratégia consiste em agregar valor, contando suas novas ideias e projetos.
Tente ganhar a reputação de especialista em seu nicho, pois a confiança do mercado se traduz em vendas. Não deixe isso mostrar que você está vendendo. O melhor é que você conte o que está fazendo, novidades sobre seus produtos, opiniões de seus clientes e histórias de sucesso.
Programas de doações e financiamento coletivo
Atualmente uma das maiores tendências no assunto de criação de conteúdo são as campanhas de incentivo, que tratam de doações voluntárias e para podcasts essa é uma possibilidade para receber esse incentivo.
As doações são feitas através de plataformas de crowdfunding, que liga produtores e demais pessoas interessadas no incentivo ao projeto. Para os membros a vantagem é a possibilidade de receber conteúdos com exclusividade. A ideia principal é a de desenvolver um bom relacionamento com os ouvintes, além de, chamar a atenção de seu público e demonstrar que de fato merece o apoio financeiro dado por essas pessoas.
Outras formas de monetizar seu podcast
Existe também outras possibilidades, além das listadas, aqui que podem fazer com que você ganhe dinheiro com o seu podcast, como a produção e a venda de produtos exclusivos, por exemplo, roupas ou brindes personalizados. Além de e-books e eventos como workshops que auxiliem na arrecadação, sempre pensando em produtos que tenham a ver com seu público e seu conteúdo.