Heroínas do Brasil
Já imaginou um espaço dedicado ao poder das mulheres brasileiras?
Esse é o Heroínas do Brasil um podcast que vai dar voz à trajetória de brasileiras que foram protagonistas em capítulos muito importantes da história do país, como a independência, abolicionismo, direito da mulher à educação, ao voto e à escolha profissional.
A identidade visual criada por Cris Pagnocelli foi pensada nos mínimos detalhes, para incorporar a essência do projeto em sua representação visual.
As linhas remetem a texturas indígenas que representam símbolos de feminilidade, equilíbrio, amor e proteção. A artista visual combinou símbolos indígenas do feminino e masculino e fez referência à bandeira brasileira.
A cobra, além de seu poder da transmutação e renascimento, representa a cura física e espiritual no xamanismo. Ela também carrega o símbolo da sexualidade e na cultura chinesa significa sabedoria e prudência. Na identidade do Heroínas do Brasil, é referência à sedução, tentação, transmutação e, acima de tudo, um símbolo da revolução feminina.
A tipografia reflete nossa cultura ancestral. Uma tipografia essencialmente brasileira, todas as suas cores e símbolos carregam diferentes significados da luta feminista.
As palmeiras do Brasil Tropical representam a Pachamama, a maior divindade feminina cultuada em diversas culturas. A natureza que nos rege, nossa Mãe Terra, também é mulher.
A luz do Sol é símbolo de conhecimento e força criadora. Alguns povos da antiguidade milenar cultuavam o deus Sol e seu poder doador de vida, calor e energia. Na identidade visual do Heroínas do Brasil, o Sol quer iluminar a jornada de todas as heroínas desse Brasil. Uma luz guia, de criação e sabedoria, para que os novos caminhos sejam menos árduos do que de nossas ancestrais.
As redes sociais do projeto foram lançadas na última terça-feira, no Dia Internacional das Mulheres, como forma de comemorar essa data tão importante da luta das mulheres, que deve ser sempre em direção aos seus direitos.
Você conhece a força da mulher brasileira?
Os primeiros 6 episódios do podcast serão lançados dia 22 de março, apresentados pela escritora Lúcia Tulchinski, parceira do projeto. Enquanto isso, convidamos você a acompanhar nossas redes sociais para entender mais sobre o poder de ser mulher.