Posted on / by Flavio Ferrer / in News

Novidades de áudio no WebSummit

Recentemente estive participando do WebSummit em Portugal, um evento que reuniu mais de 70 mil pessoas vindas de mais de 160 países para respirar e transpirar inovação durante 4 dias. Entre as milhares de interações possíveis que rodeiam um evento como esse, eu tirei um tempinho para checar alguns keynotes e conversar com startups das áreas de música e áudio. Quero compartilhar aqui com vocês uma seleção do que eu vi dentro desse universo.

Music Notes

Antes de tudo, acho legal comentar que nessa edição do evento tivemos durante o último dia um palco dedicado para as inovações da área da música, o Music Notes. Vou deixar aqui em baixo o tema de todos os Keynotes do dia, porém vou comentar apenas sobre os dois primeiros, que foram os que eu assisti na platéia.

  • Will the machines eat us all?

Christopher Leacock (Entrepreneur, Jillionaire LLC).

Christopher Leacock falou sobre o Replica. Uma ferramenta de Inteligência Artificial que permite manipular propriedades do áudio para reproduzir timbres ou criar os próprios. Eu me inscrevi no programa de beta testers deles e estou achando muito legal. Talvez eu volte aqui outra hora explicar um pouco desses testes para vocês. Clica aqui para conhecer.

Nesse vídeo abaixo você pode ver alguns experimentos criados emulando vozes de celebridades:

https://youtu.be/f4DgHI9J3U8

 

  • Every brand needs a music POV

Olivier Robert-Murphy (Chief of Possibilities, Universal Music Group)

Oliver (que tem um dos cargos que tipicamente eu inventaria: Chief of Possibilities) apresentou uma das bases que nós utilizamos aqui na Tumpats quando precisamos transpor dados e conceitos lógicos para os valores de uma marca, produto ou serviço que é a necessidade de investigarmos a construção do capital cultural do objeto de pesquisa antes de partir para uma etapa de criação e associação musical. Ele compartilhou um framework que pode ser utilizado para mapear as necessidades culturais do público e relacionar isso com as referências sonoras que estão presentes na vida das pessoas. 

Uma das ferramentas do framework apresentado por Oliver.

Os outros Keynotes do dia foram:

  • Lighting up your brain: Music learning for everyone – Roland Lamb (Founder, ROLI);
  • Live music: Getting fans out more – Phil Hutcheon (CEO, DICE), Gabrielle Jenks (Digital Director, Manchester International Festival (MIF) e Kieran Yates (Freelance UK Journalist, BBC);
  • Welcome to Planet Jarre – Jean-Michel Jarre (Musician);
  • How to solve our human problems – Stuart Murdoch (Musician, Belle and Sebastian), Laura Taylor (Head of Creative, Red Light Management);
  • Abbey Road: From yesterday to tomorrow never knows – Isabel Garvey (Managing Director, Abbey Road Studios);
  • Making innovation instrumental – Andy Mooney (CEO, Fender).

Nem todos os keynotes que abordavam interfaces sonoras estavam concentrados no Musical Notes. Isso é bom. Um sinal que o áudio está ganhando novos espaços, principalmente dentro do Design que hoje desempenha um papel fundamental nas organizações e na sociedade (apesar de ser muitas vezes invisível, para que não vivencia o processo no dia a dia). Mas esse é um papo que se eu for explorar aqui, vai sair do foco do post. 🤩

Ok. Voltando para o áudio, também assisti um Keynote do Daniel Leyser, que é CEO da empresa Meta Design, sobre “Qual é o som da sua marca?” focado nos assistentes pessoais, como o Google Home ou o Alexa. Uma das provocações foi como as marcas serão percebidas nessas interações e a necessidade da personalização através do som. Daniel também apresentou como aplica o design para a construção das interfaces sonoras. Essa imagem abaixo é um overview de todo o processo.

Se você curte esse assunto, pode encontrar outras pessoas compartilhando conteúdo interessante sobre isso aqui: https://medium.com/vuidesignbr

E se tiver interesse em ver estas e outras apresentações que rolaram no WebSummit 2019, acessa aqui para ver os vídeos: https://vimeo.com/websummit

Valeu!

Bônus

No palco Music Notes, rolou também uma competição de Startups chamada Music Innovation Prize 2019. Dá uma olhada nos projetos que concorreram:

Na premiação, a Vochlea levou a melhor. O que vc acha? Eu achei justo. 

Já fora do palco, tive a oportunidade de conversar também com esses caras aqui:

 Fui para o WebSummit com o foco em outros temas relacionados aos meus trabalhos que envolvem design e inovação, mas gostei muito da surpresa de ter encontrado tanto conteúdo bacana de áudio por lá. 😎

 

 

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