O aumento do consumo do áudio digital
A primeira grande onda do atual crescimento do áudio digital aconteceu nos anos que precederam a pandemia, devido à popularização do streaming e à modernização dos smartphones. Em 2020 esse consumo cresceu ainda mais, com as pessoas em casa procurando alternativas diferentes de consumo de conteúdo e também devido à maior produção por parte dos criadores. Agora, em 2022, o áudio faz parte do dia a dia de uma grande parcela da população que não consegue mais viver sem ouvir seus conteúdos favoritos enquanto executa as mais diversas tarefas cotidianas.
De acordo com pesquisa realizada pela Globo em parceria com o Ibope, 57% dos entrevistados brasileiros passaram a ouvir e seguir conteúdos de áudio digital durante a pandemia.
Nos Estados Unidos, dois terços da população consomem atualmente alguma forma de áudio digital. Esse crescimento está acontecendo globalmente, e hoje o Brasil é um dos maiores mercados de podcast do mundo – tanto para produção quanto para consumo.
Por que as pessoas estão consumindo mais áudio digital?
O estudo “A expansão do áudio digital” do Spotify mostra que o áudio se tornou um companheiro, do trabalho aos momentos de relaxamento. Ainda na pesquisa, o áudio também foi visto como um refúgio das telas: 71% dos entrevistados afirmaram estar com fadiga das telas, com 82% dizendo que esse é o motivo pelo qual buscam consumir mais conteúdos em áudio.
O podcast entrega exatamente aquilo que faltava, e o crescimento atual se deve principalmente ao fato de ser uma mídia que proporciona proximidade entre os hosts e seus ouvintes.
Ao contrário das plataformas de vídeo, onde as pessoas precisam estar 100% atentas ao assistir, com o áudio é diferente. Quando você cria conteúdo em áudio, a probabilidade de ele se tornar parte do dia a dia dos consumidores é muito maior do que em qualquer outro formato. Você entra na rotina dos ouvintes: tem aquele programa que é ideal para ouvir quando está lavando a louça e limpando a casa, aquele outro que é perfeito para ouvir praticando exercícios, aquele que faz com que o tempo no trânsito passe mais rápido… Você passa a ter um contato direto com o público que, segundo pesquisas, é tão engajado que oferece resultados 4 vezes maior quando comparado ao público de outras mídias digitais.
E a tendência é que esse crescimento no consumo do áudio não pare por aqui não. As grandes empresas de mídia estão investindo cada vez mais em novos formatos, experiências e tecnologias para aproximar o áudio digital ainda mais do grande público.
É legal lembrar também que o áudio já teve seus dias de glória no passado, sendo uma das primeiras grandes mídias de massa na época de ouro do rádio, antes do lançamento da televisão. Ou seja, ele está só se adaptando aos novos tempos para continuar conquistando o seu espaço nos ouvidos (e no coração) do grande público.