O futuro do podcast no Brasil: tendências para 2025
Posted on / by Mariana Bulow / in News

O futuro do podcast no Brasil: tendências para 2025

Estar um passo à frente é essencial para quem trabalha com marketing e produção de conteúdo. Antecipar as principais tendências ou, pelo menos, acompanhar o que já é uma realidade, pode fazer toda a diferença para direcionar as estratégias e planejar as ações de marketing para o próximo ano.

De acordo com a PodPesquisa 2024/2025, o Brasil já conta com 31,94 milhões de ouvintes de podcasts, sendo que 40,23% deles ouvem diariamente. Apesar desse crescimento expressivo, os principais desafios dos produtores tem sido a monetização e a conquista de novos ouvintes, em meio a novos formatos e hábitos de consumo.

Então, o que esperar do próximo ano? Confira as principais tendências para  o mercado de podcasts no Brasil em 2025:

1. Podcasts interativos

Com os avanços cada vez mais rápidos da IA generativa, os podcasts tendem a permitir conteúdos interativos, onde  o público poderá participar  ativamente das histórias, criando narrativas dinâmicas e personalizadas. 

2. Omnichannel e videocast

Os vídeos estão ampliando o alcance dos podcasts, principalmente entre a Geração Z. De acordo com a Edison Research, 45% desse público afirma se sentir mais conectado com os criadores ao consumir podcasts em vídeo. Essa tendência impulsiona os podcasts a adotarem estratégias omnichannel, para distribuir seus conteúdos em múltiplos formatos e plataformas, alcançando audiências ainda mais amplas e diversificadas.

3. Conteúdo exclusivo para assinantes

Oferecer conteúdos premium, como episódios especiais, entrevistas exclusivas e bastidores se tornará uma estratégia fundamental de monetização. Além de gerar receitas recorrentes, ajuda a fortalecer o relacionamento entre os podcasters e ouvintes, criando um senso de comunidade e exclusividade.

4. Podcasts Curtos e Objetivos

Podcasts de episódios curtos estão em alta e devem crescer ainda mais em 2025. A proposta é atrativa principalmente para o público jovem, que prefere conteúdos mais objetivos e diretos ao ponto. Isso porque, além de se encaixarem em pausas rápidas do dia a dia, podcasts de curta duração têm maior potencial de viralização em outras redes sociais.

5. Expansão dos Podcasts Corporativos

As empresas estão descobrindo o potencial estratégico dos podcasts, tanto para comunicação interna quanto para fortalecer a imagem de marca. Seja para treinamentos, campanhas de engajamento ou branded content, os podcasts corporativos estão crescendo rapidamente e se consolidando como uma ferramenta de comunicação inovadora.

 

O futuro do podcast é promissor, e quem se antecipar às tendências estará mais preparado para aproveitar as oportunidades que surgem nesse mercado dinâmico. E você, já está se preparando para essas tendências?