O MERCADO DE PODCAST NO BRASIL
O estudo “O Mercado de Podcast no Brasil”, realizado pela Comunique-se em parceria com a Agência de Notícias Dino, tem como objetivo compreender o impacto do podcasting no mercado de comunicação nacional. A primeira edição foi lançada agora em 2022 e contou com mais de mil pessoas entrevistadas, entre ouvintes de podcast e profissionais envolvidos nas produções.
Entre o grupo de entrevistados, 64% são envolvidos profissionalmente no setor e trabalham com podcasts a pelo menos um ano:
- 43,7% se classificam como produtor
- 24,9% trabalham em uma empresa que possui podcast
- 19% são apresentadores de podcast
- 12,4% são assessores de conteúdo.
Entre os não ouvintes de podcast, 51% têm interesse em investir na mídia, porém mais de 56% acreditam que seria um projeto para empresas, enquanto 43,9% consideram foco pessoal.
E o consumo de podcasts?
O grupo que se declarou ouvinte de podcasts:
- 5% consomem menos de 2 vezes por mês
- 6,4% ouvem de 2 a 3 vezes por mês
- 16,1% escutam 1 vez por semana
- 28% acompanham 2 a 3 vezes por semana
- 13,7% ouvem de 4 a 5 vezes por semana
- 30,8% consomem diariamente.
Embora no caso do cenário brasileiro as pessoas consumirem mais podcasts de entretenimento (29,5%), as buscas por outros objetivos também cresce:
- 22% escutam para colher insights para a carreira profissional
- 19,5% veem como fonte de estudo
- 29% se mantêm atualizados através do podcast.
Qual é a sua relação com o podcast?