O Mercado de Podcast no Brasil
Posted on / by Mariana Bulow / in Podcast

O MERCADO DE PODCAST NO BRASIL

O estudo “O Mercado de Podcast no Brasil”, realizado pela Comunique-se em parceria com a Agência de Notícias Dino, tem como objetivo compreender o impacto do podcasting no mercado de comunicação nacional. A primeira edição foi lançada agora em 2022 e contou com mais de mil pessoas entrevistadas, entre ouvintes de podcast e profissionais envolvidos nas produções.

Entre o grupo de entrevistados, 64% são envolvidos profissionalmente no setor e trabalham com podcasts a pelo menos um ano:

  •       43,7% se classificam como produtor
  •       24,9% trabalham em uma empresa que possui podcast
  •       19% são apresentadores de podcast
  •       12,4% são assessores de conteúdo.

 

Entre os não ouvintes de podcast, 51% têm interesse em investir na mídia, porém mais de 56% acreditam que seria um projeto para empresas, enquanto 43,9% consideram foco pessoal.

E o consumo de podcasts?

O grupo que se declarou ouvinte de podcasts:

  •       5% consomem menos de 2 vezes por mês
  •       6,4% ouvem de 2 a 3 vezes por mês
  •       16,1% escutam 1 vez por semana
  •       28% acompanham 2 a 3 vezes por semana
  •       13,7% ouvem de 4 a 5 vezes por semana
  •       30,8% consomem diariamente.

 

Embora no caso do cenário brasileiro as pessoas consumirem mais podcasts de entretenimento (29,5%), as buscas por outros objetivos também cresce:

  •       22% escutam para colher insights para a carreira profissional
  •       19,5% veem como fonte de estudo
  •       29% se mantêm atualizados através do podcast.

 

Qual é a sua relação com o podcast?

Tags: