O podcast de entrevista abre muitas portas para quem deseja iniciar no ramo
Posted on / by Mariana Bulow / in News

O podcast de entrevista abre muitas portas para quem deseja iniciar no ramo.

Como já falamos aqui, os podcasts estão ganhando cada vez mais espaço no mercado e já se tornaram uma das formas preferidas de consumo de conteúdo. No Brasil, segundo maior mercado de podcast, a quantidade de ouvintes mensais ultrapassa 30 milhões de pessoas.

Uma das razões de o podcasting ter se popularizado é pela otimização de tempo. Quem busca adquirir um pouco mais de conhecimento e se manter atualizado sobre o que acontece pelo mundo acaba sempre se deparando com um podcast.

Sem dúvidas, um dos formatos preferidos tanto dos criadores quanto do público é a entrevista, mas é importante sempre ressaltar que existem muitos tipos de podcast e, dependendo do conteúdo, um formato específico pode ser mais vantajoso. Para entender melhor sobre os tipos de podcast, clique aqui.

Entrevistas deixam os episódios muito mais dinâmicos e animados.

Não é à toa que é um dos formatos mais usados. A participação de convidados torna o programa mais animado e evita conversas monótonas. Isso ocorre principalmente porque participações diferentes geram expectativas de quem estará na próxima conversa. Outra vantagem é o engajamento: os convidados costumam ter um público base que marcará presença no bate-papo, aumentando a audiência do episódio – e do podcast.

As entrevistas podem ser conduzidas por grupos fixos do programa ou entrevistadores individuais. O importante é sempre trazer novos convidados, para oferecer novos conteúdos aos ouvintes. Eduardo Sombini, por exemplo, é apresentador do Ilustríssima Conversa – podcast da Folha de São Paulo de entrevistas a autores de livros de não ficção ou pesquisas acadêmicas. Segundo ele, seu objetivo com o podcast não é necessariamente convencer os ouvintes a lerem a obra, mas colocá-los em contato com outras perspectivas e estimular seus pensamentos. Para isso, ele conversa com pessoas diferentes, que tenham algo novo para dizer, uma interpretação diferente para oferecer ao ouvinte. 

Quem convidar para a entrevista?

É você quem escolhe seus convidados, mas é bom sempre ficar de olho nos interesses da sua audiência. Convide pessoas que possam oferecer algo ao seu público, mas que também tenham assuntos que você deseja discutir e aprofundar no podcast.

Pesquise sobre o convidado!

Para fazer perguntas bem direcionadas e se conectar com a conversa, pesquise o máximo possível sobre o seu convidado. Dessa forma, será muito mais fácil abordar os temas da conversa e ter um bate-papo fluido.

Prepare as perguntas com antecedência.

Também já falamos sobre a importância de planejar e roteirizar a conversa antes da gravação. Claro que a ideia não é escrever a conversa, mas preparar as principais perguntas antes da entrevista vai deixar a conversa muito mais tranquila e direcionada aos temas que realmente interessam.

Afinal, o que perguntar?

Para tornar a entrevista interessante, lembre-se de manter a conversa conectada. Inicie perguntando sobre o começo da trajetória do entrevistado, quais foram/são os desafios da carreira e como eles foram superados. Apresentar o convidado dessa forma mostra a essência de seu trabalho, além de quebrar o gelo inicial.

Para manter o direcionamento do bate-papo, lembre-se de abordar 3 tópicos:

  • História do convidado
  • Como ele chegou ali: o que o motivou e motiva a fazer o que ele faz
  • Quais as expectativas dele para o futuro da área abordada

Confira alguns dos podcasts de entrevista mais ouvidos do Brasil!

Para te inspirar e contribuir em uma imersão maior nos podcasts de entrevista, dê uma olhadinha nos mais escutados:

  • Mano a mano
  • 451 MHz
  • No Programa de Hoje
  • Falando de Música

Acompanhe alguns dos podcasts de entrevista produzidos pela Tumpats:

 

Agora que você tem uma boa base, é hora de colocar a mão na massa. E para desenvolver o seu projeto, conte com a Tumpats!

Tags: