O público jovem ouve podcast?
Na última semana, circulou pelo Instagram um corte do podcast Pod People com a participação da psiquiatra Ana Beatriz onde ela compartilhou que ficou surpresa ao constatar que, através do podcast, atraiu um considerável número de seguidores jovens, coisa que ela nem imaginava antes de marcar sua presença nesse formato de conteúdo. Em sua perspectiva, as gerações mais novas tenderiam a buscar conteúdos imediatos e curtos, não tendo interesse, paciência ou o hábito de parar para ouvir e/ou ver longos episódios de podcast.
Esse depoimento dela chamou a nossa atenção e, a ideia aqui não é a gente se aprofundar nesse caso, mas refletirmos sobre essa situação para entender que, apesar dessa percepção comum sobre a geração Z, a realidade mostra que muitos jovens estão dispostos a investir tempo para consumir conteúdos mais longos, desde que sejam abordados assuntos que despertem seu interesse.
Fomos buscar dados para comprovar a percepção da Dra Ana Beatriz e encontramos algumas pesquisas. Em um estudo realizado pela Westwood One 2021 Audioscape se constatou que nos Estados Unidos a idade média do público que ouve podcasts era de 34 anos, indicando uma faixa etária 14 anos mais jovem em comparação com os consumidores de conteúdo em rádio. Já no contexto brasileiro, de acordo com o Data Reportal 2023, o Brasil se tornou o principal consumidor de conteúdos em podcast no mundo, com uma presença de 42,9% de usuários com idades a partir dos 16 anos.
Comparando essa pesquisa brasileira de 2023 com um estudo realizado pela Associação Brasileira de Podcasters (ABPOD) em parceria com a CBN em 2018, já podemos perceber o aumento do público mais jovem na audiência, pois há 5 anos atrás a maioria dos ouvintes de podcast no Brasil – 67% do total – estava na faixa etária entre 23 e 39 anos. E a tendência é que essa realidade se fortaleça ainda mais nos próximos resultados.
Um exemplo notável é o podcast mais ouvido no Brasil em 2022, o PodPah, que atraiu um público expressivo mesmo com episódios de longa duração, como o que recebeu o presidente Lula. Com cerca de 2 horas e 30 minutos, o podcast registrou um recorde de 292 mil acessos simultâneos e mais de 2 milhões de acessos durante a live transmitida no YouTube. Isso demonstra que os jovens estão interessados em conteúdos relevantes e aprofundados, contrariando a ideia de que eles preferem apenas conteúdos imediatos e curtos. Atualmente, o público desse podcast é composto por jovens, e seu canal no YouTube conta com 6,79 milhões de inscritos.
Podemos ver então, com exemplos práticos, que sim, os podcasts têm se revelado uma ferramenta poderosa para cativar e engajar o público mais jovem, oferecendo a eles a oportunidade de explorarem tópicos de seu interesse e adquirirem conhecimentos mais aprofundados mesmo estando nas redes sociais. Essa tendência indica um cenário promissor para a expansão desse meio de comunicação e seu impacto na formação de uma audiência cada vez mais diversa.
Se você está tentando atrair um público mais jovem para as suas redes ou sua marca, talvez seja interessante analisar esse cenário e pensar em uma estrutura de conteúdo de podcast mais direcionada. E se não souber nem por onde começar, chama a gente e vamos pensar nisso tudo juntos.