O que é (o “nosso”) Sound Design
Se você chegou até aqui, já percebeu que a nossa mudança não foi só na logo e no layout do site. Assumimos um novo posicionamento e nos denominamos um Sound Design Studio. Até aí tudo bem. Sound design é um serviço comumente vendido pela grande maioria das produtoras de áudio. Cadê a novidade?
Então, acontece que o nosso sound design não é só sound design. Entendeu nada né. Vamos então por partes:
O que é Sound Design?
Wikipedia diz que: Traduzido do inglês – O design de som é a arte e a prática de criar trilhas sonoras para uma variedade de necessidades. Envolve a especificação, aquisição ou criação de elementos auditivos usando técnicas e ferramentas de produção de áudio.
Acredito que é aquilo que você já imaginava. Quando um cliente nos pede para incluir sound design no orçamento quer dizer que a trilha sonora vai ter efeitos, interações com a imagem (no caso de vídeos, por exemplo) e elementos sonoros que captem a atenção do ouvinte. Aqui em baixo dois exemplos desse tipo de trabalho que já produzimos.
E o que quer dizer “Sound Design Studio”?
Mudamos a nossa denominação quando mudamos a essência do nosso pensamento. Após o Flávio estudar sobre user experience e design centrado no usuário ele foi trabalhar em outros projetos que usavam essa metodologia do design como premissa.
Aqui é importante fazer um parênteses e explicar aquilo que parece óbvio. O que é o design? A maioria das pessoas, e até pouco tempo atrás eu me incluía nessa maioria, acredita que o design é forma como as coisas são desenhadas – “O design daquele móvel é incrível” – mas não, design não é sobre deixar os objetos bonitos. Design é um processo de concepção de soluções para problemas que são enfrentados por usuários. Esse processo envolve pesquisa, planejamento, estratégia. Não é só desenhar algo diferentão e dizer que aquilo é design. Steve Jobs definiu muito bem o termo, até publicamos essa frase no nosso Instagram (segue lá: @tumpats):
https://www.instagram.com/p/BwXYvRbl4L2/
É como falamos ali no post. Somos um Sound Design Studio porque adaptamos nossos métodos e passamos a pautar nosso trabalho no design como processo de criação de soluções. Não queremos mais produzir sons, jingles, trilhas pensando apenas na composição musical que agrada aos ouvidos. Não queremos só apertar o play, gravar e editar um podcast. Queremos entender porque isso vai agradar ao ouvinte, queremos saber o que isso vai impactar na vida dele, queremos ser assertivos e trazer resultados através do som, do áudio, da produção.
Entrando nas páginas de sound branding e podcast aqui no site você pode entender um pouco melhor como foi que conseguimos trazer esses conceitos para dentro da produtora de áudio e transformar nossos pensamentos e nosso trabalho. Criamos uma metodologia que se baseia em pesquisa e planejamento. Comparando com o trabalho publicitário a qual estamos acostumados, a grande diferença está em mudar o foco principal para o público e não para a marca.
Exemplificando de maneira prática, antes produzíamos um projeto de sound branding levando em consideração a identidade da marca, seus anseios, desejos, objetivos… Hoje, além de entender como a marca quer ser vista, antes de iniciar uma produção vamos primeiro conversar com o público para identificar se o que a marca quer ser está de acordo com o que o público enxerga que ela é. Extraímos da pesquisa fundamentos que vão basear a produção e tornar aquele material verdadeiramente assertivo.
É por isso que somos um Sound Design Studio. Porque nosso trabalho passou a se basear em identificar problemas, buscar soluções e desenvolver estratégias sonoras.