Podcast Storytelling
Posted on / by Kelly Gequelim / in Podcast

O que é podcast storytelling?

Existem diversos formatos de podcast mas tem um que vem ganhando cada vez mais espaço no nosso mercado e que há tempos faz bastante sucesso no exterior – o storytelling. Mas, o que é podcast storytelling? Bom, o termo em inglês significa contar histórias (story = história / telling = contar), ou seja, esse formato de podcast atrai o público através de uma narrativa e dá espaço para a imaginação.

É difícil encontrar alguém que não goste de ouvir uma boa história não é mesmo? E é por isso que esses podcasts estão fazendo tanto sucesso. É como ver uma série, mas sem a necessidade de ter a atenção visual, podendo inclusive dar rostos e cores à história conforme a sua mente vai construindo as imagens daquilo que ouve (nossa ficou até poético isso, kkk).

Mas, mesmo dentro do formato storytelling podemos segmentar os podcasts em algumas categorias: audiodramas, documentários, histórias literárias, fatos históricos, o famoso “true crime” que faz muito sucesso nos EUA… Enfim, qualquer podcast que contar uma história vai ser um podcast storytelling. A principal diferença entre este formato e um podcast de bate-papo, é que no storytelling um roteiro é seguido sem que hajam discussões ou opiniões pessoais dos participantes. A narrativa vai ser sempre focada em personagens.

E tem isso no Brasil menina?

Pois então, o primeiro podcast em formato storytelling do Brasil surgiu em 2004 (quando você nem sabia ainda o que era podcast): o Escriba Café. Ele já foi eleito duas vezes o melhor podcast do Brasil e ficou entre os finalistas dos melhores do mundo pela Deutsche-Welle. Além de ser o primeiro a contar histórias, o Escriba Café também é o primeiro podcast a falar sobre a História do Brasil e se embasa em muita pesquisa para trazer um conteúdo de qualidade para os seus ouvintes.

Outro programa nesse formato que também é muito conhecido e elogiado é o Projeto Humanos. Produzido por Ivan Mizanzuk desde 2015, o Projeto Humanos conta histórias reais de pessoas reais. Em sua última temporada o podcast está contado o caso do menino Evandro, desaparecido em Guaratuba em 1992. Rico em detalhes, o Projeto Humanos faz um excelente trabalho de jornalismo investigativo que consegue prender o ouvinte do início ao fim.

Indo agora para uma pegada mais literária, um podcast que eu gosto muito é o Histórias de Ninar Para Garotas Rebeldes. Produzido pelo B9, esse podcast é inspirado na série de livros de mesmo nome, de Elena Favilli e Francesca Cavallo, que conta a história de cem grandes mulheres revolucionárias. É um conto de fadas sobre mulheres fodas, com as histórias lidas por outras mulheres fodas.

Por fim, uma produção recente que pode ser classificada como audiodrama ou audionovela é o Sofia, podcast do Spotify Brasil que conta a história da personagem Helena, interpretada por Mônica Iozzi. A série traz outros atores para interpretar os personagens e os episódios curtos com um enredo cativante e ótima produção colocam a nossa imaginação para trabalhar. Fica a dica!

Quero fazer um podcast, e agora?

O que a maioria das empresas não leva em consideração na hora de produzir um podcast próprio é que o formato storytelling pode ser muito mais próximo do público do que o tradicional bate-papo com entrevistas. Pessoas se conectam com pessoas e não com negócios. Por isso, se você está pensando em inserir este tipo de mídia no plano de comunicação da sua empresa, está aqui uma grande chance de se diferenciar e sair na frente.

Conte a sua história, a história das pessoas que estão na sua empresa, a história de como seus produtos ou serviços começaram. A sua história não vai ser igual a de mais ninguém e, se for bem contada, com certeza vai impactar aqueles que se identificam com os seus valores.

Se curtiu essa ideia me chama, vamos conversar e fazer acontecer 🙂

 

 

Tags: