O que esperar do podcast em 2023?
Posted on / by Mariana Bulow / in News

O que esperar do podcast em 2023?

Nos últimos quatro anos o podcast estourou no Brasil e em 2022 o formato se consolidou como uma das fontes mais populares de entretenimento e informação.

Em 2023, para onde o podcast vai caminhar?

Os videocasts tendem a crescer ainda mais, mas experientes no assunto consideram importante manter (também) o podcast em formato somente de áudio, já que essa é a essência do podcasting: conciliar o áudio com outras atividades. É importante lembrar que mesmo no videocast, os podcasts são conhecidos principalmente pelo conteúdo em áudio, então não é só o vídeo que deve ser o protagonista.

Ainda sobre vídeo, o YouTube tem hospedado muitos videocasts, mas a plataforma recebe opiniões divergentes: enquanto uma parte dos especialistas acreditam que a rede está sim se tornando o principal abrigo dos videocasts, outros acham que os ouvintes não estão dispostos a ter seu programa invadido por anúncios aleatórios. Por isso, não será surpreendente que outras plataformas de áudio passem a hospedar vídeos, em busca de proporcionar uma experiência de usuário mais personalizada e completa.

Na nossa experiência como produtores percebemos que, na maioria dos podcasts que administramos, o público das plataformas de áudio não é o mesmo público do YouTube. E isso é bom, porque dessa maneira é possível ampliar a audiência do programa, além de criar estratégias específicas para cada plataforma. 

De acordo com estimativas do eMarketer, a audiência de podcasts atingirá 23,5% da população até 2024, e a receita de anúncios, em 2023, deve crescer 28,8%, quase a mesma taxa de crescimento de 2022.

Por fim, especialistas no Castnews apontam que este ano a indústria passará a ver o podcasting – juntamente com os vídeos do YouTube e as mídias sociais – como partes iguais da mídia digital, já que todos podem ser usados para comercializar e monetizar as marcas enquanto alcançam o público onde quer que estejam.

Isso significa que este ano o podcast ganhará um lugar ainda mais especial não só no ouvido do público, mas no mercado como um todo.

Tags: