O que esperar do podcast em 2024?
Posted on / by Mariana Bulow / in News

O que esperar do podcast em 2024?

Os podcasts continuam solidificando sua posição como uma forma popular de entretenimento e informação, e à medida que adentramos 2024, diversas tendências prometem transformar esse cenário. Essas mudanças não apenas refletem avanços tecnológicos, mas também atendem às demandas de uma audiência cada vez mais diversificada e ansiosa por conteúdo cativante. Então o que podemos esperar do podcast em 2024?

De acordo com a Previsão Global de Ouvintes de Podcasts de 2023, da Insider Intelligence, aproximadamente 40 milhões de pessoas se tornarão ouvintes de podcast pela primeira vez em 2024, ao redor do mundo. Os dados revelam que 21% dos entrevistados planejam aumentar sua escuta de podcasts ao longo do ano, enquanto apenas 6% dos ouvintes pretendem reduzir seu consumo de podcasts em 2024, reforçando a ideia de que o podcast está ganhando cada vez mais espaço no cotidiano das pessoas.

Agora que entendemos que a popularidade do podcasting continua em ascensão, confira as 5 principais tendências do podcast para este ano:

Videocast em alta 

Conforme divulgado pelas Estatísticas e Tendências de Podcasts divulgada pela Riverside, 64% dos consumidores de podcast preferem o formato em vídeo. Além disso, a pesquisa aponta que existe uma probabilidade significativa de que o vídeo se torne padrão para muitos podcasts corporativos nos próximos 5 anos. Essa transição se dará principalmente pela maior rentabilidade que o videocast oferece para parcerias publicitárias, e pela oportunidade ampliada em distribuir o conteúdo em diferentes canais. 

IAs integradas

A incorporação contínua de inteligência artificial também será destaque nos podcasts neste ano. Algoritmos estão sendo cada vez mais integrados nas plataformas de podcasts para oferecer recomendações personalizadas com base nos hábitos do ouvinte, preferências e histórico de interações.

Além disso, as ferramentas IA simplificam o processo de produção de podcasts com geração de roteiros, edições automáticas, aprimoramento de áudio e até mesmo transcrições precisas dos episódios. Isso permite que os criadores se concentrem mais no conteúdo e menos nas tarefas técnicas.

Para entender mais sobre como usar a inteligência artificial na criação do seu conteúdo, clique aqui.

Interação com o público

Com o podcast bem estabelecido, chegou a hora da comunidade participar mais. Os ouvintes têm mais oportunidades de interagir diretamente, contribuindo para uma experiência mais envolvente e interativa. Conteúdos mais íntimos, baseados em experiências reais e informações de qualidade ganham destaque, conexões profundas entre ouvintes e apresentadores.

Para aprender como construir comunidades com o podcast, clique aqui.

Integração de redes sociais e produções multimídia

Os podcasts estão cada vez mais sociais, e em 2024 a tendência é uma integração ainda maior entre podcasts e plataformas de redes sociais, permitindo que os ouvintes interajam diretamente com os hosts e compartilhem seus trechos favoritos.

A estratégia de reaproveitamento de conteúdo vai se popularizar ainda mais, maximizando o recorte de um mesmo conteúdo – gravado em um podcast – por meio de conteúdos de redes sociais e postagens de blog.

Podcasts ao vivo durante eventos

Seja em eventos online ou presenciais, a ascensão dos podcasts ao vivo ganha destaque. Essa abordagem permite uma interação mais próxima entre os apresentadores e o público, fazendo com que os ouvintes se sintam parte do programa.

Para saber mais sobre podcasts para eventos, clique aqui.

 

Com todas essas tendências, 2024 surge como uma oportunidade única para os produtores de podcasts expandirem ainda mais o seu alcance. Se você está começando ou já está nesse universo, este é o momento para se destacar. Descubra como criar o seu próprio podcast com a Tumpats!



Tags: