O que o podcast corporativo pode fazer pela sua empresa?
A comunicação efetiva é fundamental para o sucesso de qualquer organização. À medida que as empresas buscam novas formas de se conectar com seu público interno e externo, o podcast corporativo tem se destacado como uma ferramenta poderosa.
O podcast corporativo é um conteúdo digital em áudio, com ou sem vídeo, publicado por uma empresa para compartilhar informações, insights e perspectivas sobre temas relevantes para a sua audiência. Ele oferece uma maneira conveniente e fácil de compartilhar informações e pode ser usado tanto como uma ferramenta de comunicação interna, alcançando os colaboradores da empresa, quanto externa, por meio do relacionamento com clientes, parceiros e público em geral.
Como os episódios podem ser ouvidos a qualquer horae em qualquer lugar, os podcasts corporativos se tornaram muito convenientes e eficazes para a comunicação com equipes ou clientes em qualquer lugar do mundo. Além disso, os podcasts permitem uma comunicação mais informal e pessoal, criando um vínculo mais forte entre a empresa e o público, trazendo não apenas informações do mundo corporativo, mas também histórias que ajudam a humanizar a comunicação da empresa.
Como usar podcast corporativo de forma eficaz?
Comunicação interna
Os podcasts corporativos podem ser usados para comunicar notícias, atualizações, mudanças na empresa e outras informações importantes para os funcionários. Eles podem ser usados como uma ferramenta para manter todos na empresa atualizados sobre o que está acontecendo. Além disso, pode ser complementar aos outros materiais de comunicação interna, como os informativos enviados por email. É importante também ressaltar que quando são direcionados ao público interno esses podcasts não ficarão disponíveis nas plataformas públicas, existem diversas maneiras de publicar esse conteúdo de maneira privada.
Treinamento
Podcast é uma ótima ferramenta de educação. Eles também podem ser usados em ações específicas, como por exemplo para fornecer informações e treinamentos sobre produtos, serviços ou processos de negócios.
Recrutamento
Os podcasts corporativos também podem ser usados para atrair novos talentos para a empresa. Eles podem apresentar os funcionários da empresa e mostrar a cultura da companhia, dando aos potenciais candidatos uma visão interna do negócio e despertando o interesse em fazer parte da equipe.
Divulgação de informações
Também podem ser usados para divulgar informações importantes para clientes e outras pessoas interessadas. Eles podem ser usados para compartilhar atualizações sobre produtos, serviços, eventos e outras novidades da empresa, focando assim no nicho de público do negócio e podendo oferecer informações mais técnicas e direcionadas.
Referência no assunto
Torne a sua marca reconhecida no mercado por meio do compartilhamento de conteúdo de qualidade sobre o assunto que a marca domina. Aproveite os profissionais técnicos na sua área de atuação para dar embasamento ao seu conteúdo e crie uma relação mais próxima com o seu público e com seus fornecedores ao promover discussões relevantes sobre os temas de interesse da sua empresa.
Gravação in loco do podcast corporativo
Uma ideia que facilita a produção do podcast corporativo é fazer a gravação dentro da própria empresa. Isso faz com que o cenário carregue a identidade e a essência da empresa, preservando no vídeo a visão que a companhia busca transmitir. Além disso, flexibiliza a agenda dos participantes que não precisarão se deslocar da empresa para participar da gravação.
Na Tumpats oferecemos o serviço de gravação in loco e levamos uma equipe técnica e todo o equipamento profissional necessário para gravar o seu videocast em seu local de preferência, como seu ambiente de trabalho.
Se você ainda não considerou o uso do podcast corporativo para a sua empresa, o que acha de experimentar agora essa forma de comunicação?
Entre em contato com a Tumpats para saber mais sobre o que o podcast corporativo pode fazer pela sua empresa!