home office
Posted on / by Kelly Gequelim / in Cotidiano

Os desafios do home office

Estamos a quase 40 dias trabalhando em casa. Como falei lá no nosso Instagram, sabemos que somos privilegiados por poder continuar nosso trabalho em casa e somos muito gratos por isso. Mas nem tudo são flores, né minha filha. Se o trabalho em home office por si só já exige disciplina, home office em meio uma pandemia e crise política e econômica é ainda mais desafiador.

O fato de não sabermos quando essa situação vai melhorar gera medo e ansiedade. Ao mesmo tempo que temos tarefas e prazos a cumprir, temos uma internet com milhões de notícias (e memes) por segundo. É muita informação, é muita expectativa, é muita incerteza. Nesses 40 dias em casa produzi muito menos do que produziria no escritório. Não adianta uma cobrança excessiva por produtividade no meio de tudo o que está acontecendo. Já teve dias que acordei à 1 da tarde, teve dias que levantei cedo e resolvi um monte de pendências de uma só vez, já fiquei trabalhando até as duas da manhã e teve dias (mais de um) que não consegui fazer absolutamente nada.

Fora toda a questão da produtividade e etc no nosso caso temos um desafio a mais: fazer as gravações online. Tivemos que abrir mão da excelência da qualidade do áudio e aprender a aceitar aquilo que não podemos controlar.  Nesses 40 dias (e nos próximos muitos nem sei quantos que virão) todas as nossas gravações tem acontecido à distância. Para podcasts, conectamos os envolvidos em uma vídeo chamada e damos as orientações de como proceder. Para locuções, estamos trabalhando em parceria com profissionais que possuem home studio.  Cada um da nossa equipe levou para a sua casa todos os equipamentos necessários para o seu trabalho funcionar e assim seguimos.

Nas propostas temos deixado claro que não haverão gravações presenciais até que tenhamos certeza de que as pessoas envolvidas não vão correr riscos. Nosso estúdio está fechado e não queremos, de maneira nenhuma, expor nossa equipe ou qualquer pessoa ao Covid-19. É um exercício diário de adaptação e alinhamento de expectativas. Hoje recebi uma ligação perguntando como estávamos trabalhando e qual era a determinação da prefeitura para o funcionamento de estúdios de gravação. Eu sinceramente não sei o que determina a prefeitura para o nosso caso, só sei que seguimos a favor da vida e do isolamento até quando necessário for.

No mais, podemos deixar aqui em baixo aquelas dicas básicas do home office que encontramos aos milhares na internet, mas com minhas livres adaptações:

1 – MANTENHA UMA ROTINA:

Dizem que manter uma rotina ajuda na produtividade. Acordar no mesmo horário, tomar café, se arrumar, trabalhar dentro do horário de trabalho que tinha na empresa. Mas não é pra todo mundo que isso funciona. Eu acho que melhor do que se forçar a uma rotina é encontrar qual o horário do dia em que você é mais produtivo. Se acordar todo dia às 8 da manhã faz com que você passe metade do dia com sono não vai adiantar nada. Identifique o horário que você rende melhor e tente se organizar para fazer as suas atividades nesse momento.

2 – CRIE O SEU ESPAÇO:

Outra dica muito difundida é a de que deve-se montar um espaço próprio para trabalhar em casa, o seu escritório. Até concordo que quando trabalhar em home office era uma escolha isso era importante. Mas hoje já estamos em isolamento, sem poder sair de casa. Ficar trabalhando todo dia no mesmo metro quadrado dentro da sua casa pode mais te desmotivar do que te tornar produtivo. Então, dá uma variada mesmo. Trabalhe no sofá até as costas doerem, no chão, na cama, na sacada… O objetivo principal é um só: não enlouquecer.

3 – EVITE DISTRAÇÕES:

Não atenda às solicitações dos seus filhos ou familiares, não brinque com os animais de estimação, não entre nas redes sociais… Se tem dica mais impossível que essa, desconheço. Mais uma vez, é algo que faz sentido quando não existe uma pandemia com isolamento social. Quem é que vai ficar trancado em casa trabalhando sem nenhuma distração num momento desses? Uma dica que eu acho que pode ajudar é um método de concentração e produtividade que eu uso quando preciso muito finalizar alguma tarefa. Chama método pomodoro. Consiste em você focar 25 minutos naquilo que está fazendo, sem distrações, e ter 5 minutos para descansar a mente com os memes do WhatsApp kkkk. Pra mim funciona, tem diversos aplicativos desse método mas eu só uso o cronômetro do celular mesmo.

4 – COMUNIQUE-SE COM OS COLEGAS:

Com essa eu super concordo 👍. Para o trabalho à distância funcionar toda a equipe precisa estar alinhada. Usar ferramentas como o Trello, por exemplo, ajudam muito. Fora a questão do trabalho, manter contato com os amigos e família nesse momento de quarentena é muito importante para termos um pouco da sanidade mental. Já que não podemos nos abraçar vamos usar a tecnologia para nos manter próximos de quem amamos. Ah, outra dica importante: não precisa fazer live tá. 😅😂

5 – CUIDE DA SUA SAÚDE:

Alimente-se bem, faça exercícios, medite, etc, etc, etc. Fácil de falar, difícil de fazer. É bom e faz bem? Claro que sim. Mas tá todo mundo meio louco, comendo demais e fazendo exercício de menos. Se você tem motivação, maravilha. Se não tem, não faça disso outro peso na consciência. Acredito que o objetivo principal aqui é fazer aquilo que for melhor para você aguentar firme esses dias que ainda estão por vir. Sem tanta cobrança, expectativas ou comparações.

 

Enfim, cada um vai ter a sua própria verdade, o seu próprio manual de sobrevivência. O fato é, que acima de tudo, cuidar da saúde mental deve ser a sua prioridade e só você sabe o que realmente te faz bem. Olhe mais pra dentro e menos pra fora. A pausa é necessária e espero que possamos todos sair dessa mais fortes, concientes e preparados do que estávamos no início de março de 2020.

 

Tags: