Podcast aumenta receita do The New York Times
No mês passado o jornal The New York Times divulgou o resultado das suas iniciativas digitais no primeiro trimestre de 2019 e o fato que mais chamou a atenção foi o grande sucesso comercial dos podcasts do jornal, sucesso esse que aumentou em 19% (ou seja, 55 milhões de dólares) a receita da publicidade digital em relação ao mesmo período no ano passado. Além disso, outro ponto que chama a atenção é que o programa de maior sucesso, o The Daily, é um podcast diário que apresenta as principais notícias do dia. O formato de programas de poscast diários ainda é bem pouco explorado e, pelo que podemos perceber, tanto público como anunciantes aprovam essa ideia.
Com um lucro operacional de US$ 34,6 milhões no primeiro trimestre desse ano, o resultado que a New York Times Co apresentou superou a expectativa do mercado – os analistas previam um lucro de US$ 27 milhões. Em relação a 2018 a companhia também apresentou uma alta de 29% no número de assinaturas pagas dos produtos on line. Hoje, existem mais de 3,5 milhões de assinantes consumindo e pagando pelos conteúdos digitais da empresa.
Aos poucos o podcast vai conquistando cada vez mais espaço no mercado e se consolidando como mídia e como um forte canal de comunicação. Sem dúvidas os serviços de streaming também são grandes responsáveis por isso, já que facilitaram e muito o acesso aos ouvintes que antes precisavam baixar os programas para ouvir. Além disso, grandes jornais e revistas, assim como o The New York Times nos EUA e a Folha aqui no Brasil, estão apostando nesse tipo de conteúdo para compensar a constante queda que o impresso vem sofrendo nos últimos anos.
Enfim, se ainda restava alguma dúvida de que o mercado de podcast está em ascensão, estão aí os números do The New York Times para nos provar o contrário. No Brasil, sabemos que a realidade ainda é bem diferente, tanto em audiência quanto em investimentos, mas a curva de crescimento se mantem e promete subir muito nos próximos anos.