Por que o podcast é tendência na comunicação empresarial?
Você tem o hábito de ouvir podcasts? Ou pelo menos já ouviu algum podcast uma vez na vida? Para muitas pessoas esse formato de mídia ainda é novo mas a verdade é que os podcasts existem desde o início dos anos 2000.
E agora que eles estão cada vez mais populares, as grandes companhias também estão de olho no formato e estão investindo na criação de podcast na comunicação empresarial. Uma maneira de fortalecer o contato com o público interno e aumentar o engajamento e desempenho dos colaboradores.
Mas o que significa podcast?
A palavra podcast surgiu da junção de iPod (sim, o media player da Apple em que “Pod” significa “personal on demand”) e broadcasting (radiodifusão) e a criação do termo é atribuída ao jornal britânico The Guardian, no ano de 2004.
Em linhas gerais, podcast é como um programa de rádio com os mais variados assuntos, que você pode escutar onde e quando quiser por meio de um player em seu celular ou computador. Além de entretenimento os programas oferecem muito conteúdo e conhecimento. Você consegue estudar enquanto desenvolve outra atividade. Eu por exemplo, costumo ouvir podcasts na academia.
O mercado de podcast
No Brasil, o mercado de podcast ainda não está tão amadurecido como nos Estados Unidos, mas está em constante crescimento. Segundo um estudo da Edison Research, 44% dos americanos já ouviram algum podcast e 26% ouvem algum programa pelo menos uma vez ao mês. Este movimento está acontecendo, principalmente, devido à ascensão dos smartphones e à necessidade, cada vez maior, de consumir conteúdo de forma rápida.
Com base na pesquisa que fizemos com o público do canal Arena Nerd, antes de lançarmos o Arena Cast, 66% das pessoas já ouvia podcasts, sendo que 32% destes ouve os programas durante o trabalho. Essa é uma característica muito forte desse mercado. Dificilmente você consegue trabalhar e assistir um vídeo ao mesmo tempo. Mas são inúmeras as profissões que possibilitam que você ouça um conteúdo ao mesmo tempo em que trabalha. Dentro do público do Arena Nerd que não é ouvinte de podcasts, identificamos que 62% já ouviram algum programa pelo menos uma vez na vida, contra 20% que ainda nem sabia o que era podcast.
De olho nesse crescimento de mercado, o Spotify, que em menos de dois anos se tornou a segunda maior plataforma de podcast, adquiriu em fevereiro de 2019 as empresas Gimlet Media e Anchor, um investimento estimado em cerca de 230 milhões de dólares. A Gimlet Media fica em Nova York e é uma produtora de mídia digital e uma rede de podcasts, focada na criação de podcasts narrativos, já a Anchor é uma plataforma que facilita a publicação e a distribuição dos programas.
Especula-se que o Spotify vai se tornar o Netflix dos podcasts, fazendo com que a qualidade das produções aumente e investindo pesado em aquisições de empresas do ramo, ainda em 2019.
Por que produzir um podcast direcionado à comunicação empresarial?
Acompanhando o que está acontecendo nesse mercado, muitas empresas já começaram a produzir seus próprios programas ou a patrocinar programas que tenham conteúdo direcionado ao seu público. Mas além de usar esse tipo de mídia para interagir com o público consumidor, o que as empresas estão começando a perceber agora é que podem conversar diretamente com seus colaboradores por meio de podcasts.
Criar programas específicos para difundir conceitos da empresa, treinamentos e informações importantes pode ser muito mais eficaz do que textos ou vídeos. Textos em sites e blogs da organização possuem um índice de rejeição muito grande por parte dos funcionários. Ninguém tem tempo de ler hoje em dia – com certeza você já ouviu ou até mesmo disse essa frase. Vídeos, por sua vez, requerem que o funcionário pare em frente à tela para poder adquirir aquela informação. Já o áudio pode oferecer o mesmo conteúdo enquanto o colaborador se desloca ou realiza alguma outra atividade.
A Salesforce é uma das empresas que aderiu ao podcast na comunicação empresarial e conta com um conjunto de seis programas direcionados à sua equipe de vendas, sendo que cada programa possui seu próprio conjunto de episódios. Além da praticidade para o funcionário, o podcast possibilita à empresa a coleta de dados que podem ser utilizados para estabelecer uma relação entre o desempenho do colaborador que ouve os programas e daquele que não ouve, mostrando de maneira clara como esse tipo de mídia pode impactar nos resultados da empresa.
Outra tendência forte é a utilização de podcasts para a cobertura de eventos. Mas esse tema fica para o próximo post. Enquanto isso, clica aqui para ouvir o podcast mais recente que produzimos 😉