Porque um podcast para comunicação interna pode ser bom para seu negócio
As ferramentas dinâmicas para comunicação interna estão cada vez mais populares, e o podcast é um exemplo disso. Esse formato surge como uma alternativa para as ferramentas que os responsáveis pela comunicação interna das empresas tinham disponíveis até o momento, como intranets, boletins informativos, redes sociais de funcionários e demais plataformas de mensagens instantâneas. O podcast, como meio de apoio à comunicação interna, está prevalecendo entre essas opções.
As organizações, principalmente em tempos como a pandemia, tiveram que se adaptar e os trabalhos como home office aumentaram a necessidade de divulgação de projetos internos aos funcionários. O formato de áudio propicia a criação e distribuição de conteúdo. Além disso, facilita o processo para o ouvinte em potencial. Por conta disso, o podcast se apresenta como um instrumento simples que permite o fluxo de informações.
Um exemplo de sucesso desse formato corporativo é o Banco do Brasil, que em 2018 lançou seu podcast com o intuito de comunicação com seus funcionários com a Rádio UniBB e atualmente já conta com mais de 500 podcasts nas plataformas disponíveis para IOS e Android.
BENEFÍCIOS DO PODCAST COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO INTERNA
Além de transmitir confiança aos membros da equipe da empresa, fortalece a transparência corporativa, permitindo ao ouvinte captar além da mensagem como também, variações, tons de voz e demais elementos.
Outros aspectos benéficos são os facilitadores para a elaboração de um projeto de comunicação interna.
- A criação do podcast não necessita de elementos de iluminação ou de conter entrevistados presentes como em vídeo.
- O custo é baixo por não precisar de câmeras ou produções demoradas.
- O formato de podcast facilita a transmissão. Você pode entrar em contato com seus funcionários pela intranet, plataformas de podcast, e-mail corporativo, boletim de comunicação interna.
- A atenção dispensada por seus funcionários é maior. Não tem a ver com o efeito de um boletim informativo ou de um vídeo corporativo, que necessita de mais atenção.
NA PRÁTICA: GRUPO MARISTA
Uma das empresas que a Tumpats atende hoje com a produção de podcast para a comunicação interna é o Grupo Marista. O podcast MaristaPlay, de acesso restrito aos colaboradores do Grupo, teve seu lançamento no final de julho e tem o intuito de facilitar a comunicação e disseminar um material favorável para os colaboradores da empresa. O Grupo é uma instituição que preza pela propagação da educação e dos valores da marca e que sempre coloca o colaborador como protagonista. Nesse sentido, o podcast auxilia a dar ainda mais voz aos colaboradores.