Principais modelos de estrutura do podcast narrativo
Os podcasts narrativos conquistaram os ouvidos dos brasileiros este ano, tornando-se um dos gêneros mais ouvidos no Brasil. Hoje vamos explorar as estruturas desse tipo de podcast, afinal não se trata apenas de contar histórias. Então, se você gosta do gênero ou quer produzir o seu, fique ligado!
Como o roteiro é a chave para o sucesso de qualquer podcast – incluindo podcasts não narrativos – esse é o segredo. Existem algumas estruturas narrativas clássicas que tornarão a sua história ainda mais interessante:
Linha do tempo
Sabe aquela história que é contada do começo ao fim sem muitas reviravoltas? Essa é a estrutura cronológica. Ela não tem segredos: a narrativa começa no passado e vai caminhando em direção ao futuro.
Esse estilo funciona muito bem em histórias que já prendem a atenção por si só e pode se sair muito bem em podcasts que contam sobre acontecimentos ou personagens históricos.
Sanduíche
Essa é a estrutura de camadas. Você estrutura os principais elementos da narrativa de forma a criar um sanduíche, o que torna o podcast mais dinâmico e interessante.
É um formato muito legal para explorar reflexões e explicações sem que fique uma história pesada, porque não se gasta muito tempo em cada camada.
“e”
O roteiro em “e” é aquele que começa com um marco da história e volta ao início para explicar como aquele momento aconteceu.
Esse estilo é muito usado em podcasts que contam histórias de anos atrás: começa explicando o assunto e depois volta ao início para entender tudo o que aconteceu até aquele momento.
Depois de redescobrir o ponto chave da história, a narrativa desenrola-se para o fim.
Essas são as principais estruturas de roteiro de um podcast narrativo! A forma mais legal de encontrar a melhor estrutura para o seu podcast é investir um tempo no roteiro e testar todas as formas.
Curtiu esse conteúdo? Conta pra gente e, para produzir o seu podcast, clique aqui!