O projeto da construção da identidade sonora para o Grupo Marista foi baseado no estudo da pesquisa etnográfica realizada com o público do colégio durante o ano letivo de 2016.  A construção do material foi composta pelas etapas de descobertas, definições, criação de protótipo e documentação. Aqui vamos apresentar o raciocínio de construção por trás do material final para que você possa compreender melhor tudo o que envolve esse trabalho. 

1. PESQUISA EXPLORATÓRIA

Para a concepção do sound branding Marista, no segundo trimestre de 2018 realizamos uma imersão em campo nos colégios Marista Paranaense e Marista Santo Anjo, além de coletarmos outros materiais disponíveis na web com a finalidade de analisar o histórico sonoro da marca, vivenciar a experiência dos alunos nos colégios e identificar padrões sonoros. Todos os insights foram comparados e catalogados de acordo com a epistemologia da pesquisa de referência.

2. ANÁLISE CONTEXTUAL

Após finalizar a pesquisa, montamos um mapa de afinidade que foi dividido em 18 grandes grupos, chamados de clusters de valor. Esses grupos foram relacionados com a pesquisa sonora de acordo com o perfil contemporâneo dos alunos e foram utilizados como referência para a criação dos materiais presentes nesse documento.

3. PROCESSO DE CRIAÇÃO

Referenciados na pesquisa e cruzando os tópicos iniciamos o processo de criação reunindo todas as referências captadas e definindo a estrutura que nos guiaria durante o processo. Percebemos a predominância do estilo do Hip Hop dentro das referências analisadas e também dos refrões marcantes, que são fáceis de cantar e ficam ainda mais bonitos quando cantados em coro. Também somamos as referências de instrumentos caseiros para a construção rítmica com batidas e leads eletrônicos. 

4. CARACTERÍSTICAS GERAIS

  • Na mixagem respeitamos as dinâmicas naturais dos elementos orgânicos, ressaltando o caráter humano do registro. A intenção é que soe mais natural e não se utilize efeitos com caráter de mascaramento para padronizar expressões.
  • O padrão orgânico e eletrônico é presente e se adapta a cada composição.
  • Utilização de objetos do dia-a-dia como instrumentos musicais.
  • As vozes masculina, feminina e infantil que compõe o material respondem a estilos musicais diferentes e respeitam a individualidade de cada interpretação.
  • Foram considerados como instrumentos acústicos quaisquer peças que fossem capazes de traduzir o sentimento de quem o executa adequado ao  material final.
  • A letra musical é uma composição textual dos valores Maristas.
  • Ruídos internos foram utilizados pois representam a vibração do colégio.
  • Os alunos participaram da construção com vozes e execução dos instrumentos.

5. MÚSICA DA MARCA

A música da marca é a peça base para referência de qualquer construção sonora para os colégios Marista. Todas as referências anteriormente listadas nesta apresentação foram inspiração para a composição sonora. A redução da música da marca deu origem ao Jingle Institucional.

6. TOM DE VOZ

O tom de voz aplicado aos Colégios Marista é acessível e ao mesmo tempo possui força e personalidade. Toda voz é única e verdadeira. O sentimento é genuíno e acolhedor. Deve-se tomar cuidado com “vícios estéticos” que visam padronizar a individualidade dos interlocutores. A busca é por algo original e autêntico. Utilizamos uma voz feminina que transita entre o jovem e o adulto com os padrões referenciados nos 4 A’S do branding Marista: atitude, acolhimento, alegre e atual.

7. CONCLUSÃO

Após a finalização dos materiais reconhecemos que chegamos a um resultado final único. A diferença de timbres, estilo de mixagem, composição e finalização dos materiais, diferencia os Colégios Maristas de outros colégios quando comparados em audições. Esses fatores devem ser respeitados e mantidos para as próximas produções para que futuramente sejam percebidos pelo público como uma identidade sonora exclusiva e facilmente reconhecível.

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