Case Sound Branding Colégios Maristas

Sound Branding.
O Projeto

Projeto vencedor do International Sound Awards 2019 na categoria Audio Branding.

Como traduzir em sons os valores de um colégio católico com mais de 100 anos? Como atrair pais preocupados com o futuro profissional dos filhos? Como provar que a marca é moderna e inovadora? Como dar voz aos jovens sem perder a essência tradicionalista?

Nossa metodologia para a construção do sound branding se baseia no processo clássico de design que é inclusivo, participativo e centrado no usuário. Queremos construir uma interface sonora que integre os arquétipos de marca ao contexto de uso das pessoas.

E, para entender as características do comportamento dos jovens e criar uma identidade sonora que transmitisse as respostas para as questões, imergimos em uma pesquisa de campo nos Colégios Maristas. Ouvimos alunos, pais, professores e colaboradores para entender as referências musicais e observar a interação da paisagem sonora sendo transformada pelos diferentes perfis de alunos no cotidiano. Percebemos que não havia ligação entre os atributos do Marista e os padrões comportamentais de linguagem dos colégios. Sem essa conexão cultural com a marca, o público externo não reconhecia seus valores (Acolhimento, Atitude, Alegria e Atualidade) e a julgava retrógrada e assistencialista.

Entendemos que nosso trabalho só seria eficaz se feito em conjunto com a agência de marketing, colaboradores e usuários. Influenciamos essa cocriação do que se ouve e do que se vê, através do que se sente e do que se pratica. Como forma de expressão dos alunos, descobrimos que os sinais corporais e o grupo de amigos evidenciam aquilo que desejam. Canto e dança andam juntos, batucada e ruído somam-se aos risos e gritos dão vida ao lugar.

Trouxemos da pesquisa elementos sonoros do cotidiano do colégio, construímos instrumentos com sucata e objetos do dia a dia, identificamos estilos musicais que fazem parte deste universo e criamos uma unidade musical sólida dentro desta diversidade de referências.

Como parte do processo, percebemos que a participação dos alunos na música seria fundamental, então eles cantaram o refrão em coro e tocaram instrumentos percussivos do arranjo. Por fim, trouxemos cantores dentro do perfil sonoro das personas para as vozes principais e desdobramos a música para os 3 níveis de ensino, com os respectivos perfis sonoros: do maternal aos adolescentes.

Durante esse processo, fizemos testes para monitorar as reações do público à música da marca e identificamos que o objetivo de trazer os valores Marista no projeto foram cumpridos:

– Atitude: participação dos alunos ao construírem e tocarem os instrumentos.

– Alegria: na letra e em todo o clima que representa a música.

– Acolhimento: diversidade de estilos e elementos (rap, pop e coro infantil no mesmo ambiente).

– Atualidade: aproximação da música com as referências sonoras consumidas atualmente.

Construímos uma identidade sonora que se diferencia dos concorrentes através dos seus elementos característicos e que é reconhecida pelo público como a música que melhor representa a essência da marca.