Shownotes e Capítulos Automáticos: nova ferramenta de IA da Auphonic para podcasts
Semana passada, trouxemos algumas dicas sobre o uso de inteligência artificial na criação de pautas, roteiros e posts, e ainda sobre inteligência artificial, hoje temos outra dica interessante: a nova ferramenta de IA da Auphonic para podcasts.
Auphonic é uma plataforma virtual de pós-produção de áudio que promete resultados profissionais. Dentro dela, existem diferentes ferramentas para edição, como nivelador de som e redutor de ruídos. A novidade agora é o novo recurso de inteligência artificial que simplifica a criação de resumos, show notes, carimbos de data/hora de capítulos e palavras-chave relevantes para podcasts e vídeos. Resumindo, a ferramenta tem como objetivo tornar o conteúdo mais acessível e fácil de usar para os ouvintes.
O recurso Shownotes e Capítulos gera resumos concisos, carimbos de data/hora intuitivos para os capítulos e palavras-chave relevantes para o podcast e demais arquivos de áudio e vídeo. Com essa ferramenta, é possível dividir os principais tópicos do seu episódio e criar diferentes capítulos, permitindo que os ouvintes naveguem para seções específicas do episódio ou encontrem um episódio anterior para revisar um tópico específico. O conteúdo fica dividido e com marcações. A criação do resumo varia de uma versão mais extensa a uma breve, de onde são extraídos o subtítulo e as palavras-chave dos tópicos principais.
Além disso, a plataforma também promete aumentar a popularidade do programa e atrair mais ouvintes, já que a ferramenta otimiza o mecanismo de pesquisa do seu programa.
Além dos capítulos e seções, você também pode usar esse novo recurso para gerar facilmente um resumo do conteúdo postado, seja ele uma gravação de uma palestra ou um episódio de podcast.
Como a ferramenta funciona?
A primeira etapa é a transcrição da fala pela própria ferramenta. Depois disso, a inteligência artificial analisa o conteúdo, identificando diferentes assuntos e dividindo-os em seções. Por fim, o vídeo fica completo, mas com uma visualização clara de onde cada seção começa e termina, além de identificar o tópico abordado em cada período. Para ter uma ideiado resultado final, você pode conferir um exemplo divulgado pela Auphonic clicando aqui.
A criação do resumo vai de uma versão longa a uma breve, de onde são extraídos então o subtítulo e palavras-chave para os tópicos principais.
Você pode encontrar um passo a passo do recurso no site oficial da Auphonic, ou clicando aqui.
Nós ainda não testamos a ferramenta, mas ficamos curiosos. Se você já usou conta pra gente qual a sua percepção e qual a sua aposta para esse tipo de tecnologia? Compartilhe com a gente!