O que a publicidade pode (e deve) aprender com o mercado de podcasts
Posted on / by Gustavo Slomp / in News

O que a publicidade pode (e deve) aprender com o mercado de podcasts

Podcast? Tá na moda né? Logo essa bolha estoura! 

Só que não, amigos! Muito pelo contrário. Estudos apontam que em 2024 o número global de ouvintes de podcast deve chegar aos impressionantes 504 milhões, o triplo do que havia em 2013. E com isso, cresce também a receita aplicada em publicidade para este tipo de conteúdo.

E não poderia ser diferente. Este crescimento reflete a tendência (não tão nova assim) de criar relacionamentos entre marca e público consumidor, ao invés de simplesmente querer promover e divulgar produtos e serviços. 

Histórias que envolvem e inspiram! 

É uma mudança em direção a um envolvimento mais profundo com o público, gerando possibilidades de engajamento muito maiores. O ouvinte é um assinante do seu canal, um membro da sua comunidade. 

Podcasts são nichados por natureza, trazem no seu DNA uma comunicação extremamente direcionada, de forma espontânea e com muita propriedade.

Um recorte de tempo que entrega um conteúdo legitimamente relevante para o ouvinte é uma poderosa ferramenta de marketing, que fideliza o público e pode agregar ainda mais identidade às marcas.

 

Outro aspecto que vale destacar é o de “dar voz e ser ouvido” que o podcast traz, principalmente para as novas gerações, com possibilidades e custos cada vez mais acessíveis. E é justamente esse público que mais define as tendências da indústria, o que, como e onde consumir conteúdos. E a geração Z está entre o maior número de ouvintes de podcast. O podcast, como ferramenta de estratégia transmídia, integra grande parte dos canais dos maiores influenciadores no Brasil e no mundo. E são justamente eles que, além de consumir e produzir, trazem novas ideias e formatos para atrair o interesse do público.

 

E o futuro? Ao que tudo indica, o mercado de podcasts deve seguir se consolidando e ajudando a definir comportamentos de consumo, formatos de criação e de divulgação de conteúdo, de forma relevante para criadores e marcas. Novos formatos, como anúncios clicáveis, otimização de buscadores por voz e interações em tempo real estão entre as maiores tendências apontadas para este ano.

Isso traz um horizonte de possibilidades cada vez mais amplo para o mercado do marketing digital e da publicidade, fazendo do podcast não apenas uma ferramenta, mas um grande laboratório de ideias com o qual os comunicadores têm muito o que aprender. 

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