Posted on / by Mariana Bulow / in Podcast

Pra Perto #05 – Casa de Artista

De onde vem a arte? Será que ela é feita para as casas ou deve se fazer presente somente nos museus? No quinto episódio do podcast Pra Perto, a arquiteta, urbanista e designer Juliana Pippi (uma curiosa pela casa e pela vida das pessoas) recebe o artista Walmor Corrêa numa conversa que vai tentar responder a essas questões por meio de um passeio até as memórias de infância que foram coloridas por lápis de cor.

Apresentação:

Convidado:

O Pra Perto é produzido pela Tumpats.

_____

Sobre o convidado:

Walmor Corrêa nasceu em Florianópolis e teve seu primeiro contato real com a arte durante as aulas de ciências e biologia na escola. No colégio, ilustrava seus cadernos com desenhos feitos por ele a partir dos conteúdos que via em sala de aula. O professor de ciências percebeu seu interesse e o convidou para ajudá-lo nas aulas de laboratório, onde Walmor acompanhava o processo de dissecação de animais e depois desenhava a anatomia interna dos bichos. Foi esse professor que o apresentou ao trabalho de Leonardo da Vinci e o fez entender pela primeira vez o desenho como manifestação artística.

Aos 17 anos iniciou a faculdade de arquitetura em Porto Alegre. Em 1989 fez a primeira viagem de estudos na Europa. Em 1999 conheceu a Floresta Amazônica no intuito de desenvolver um estudo aprofundado de sua fauna e flora.

Walmor B. Corrêa representa a anatomia de uma fauna fantástica que perturba nossa percepção , sobretudo pelo fato de que, na atualidade, eles não se apresentarem mais como meras alucinações artísticas, mas como possibilidades científicas. Atualmente, está finalizando o projeto Unheimlich (Freud).

Tags: