Posted on / by Flavio Ferrer / in News, Soundbranding

Por dentro do ISA AWARDS 2019

Semana passada, eu e a Kelly Gequelim estivemos representando a Tumpats na premiação do International Sound Awards 2019, junto com outras feras que fizeram bonito inovando com criatividade dentro do campo sonoro. Ao total pudemos conhecer os representantes de 24 empresas que foram homenageadas dentro do auditório Schmidtchen em Hamburgo – DE durante o Reeperbahn Festival.

Os projetos foram categorizados e avaliados em 7 categorias: Social & Culture, Research & Development, Soundscapes and Ambient Sounds, Product, Audio Branding, Universal Design, Services and Sound Startups.

O nosso projeto Sound Branding Marista, foi nomeado entre os 10 materiais escolhidos na categoria Audio Branding, e foi o único projeto da América do Sul dentro do festival em 2019. Se você ainda não viu esse case, a gente já falou dele nesse post aqui.

Compartilhando experiências

Fora o reconhecimento da premiação, a parte que mais significa tanto para o profissional quanto para a empresa, é entender melhor como os projetos foram concebidos, tudo aquilo que não dá para colocar no case e que as pessoas que produziram os materiais podem nos contar em detalhes.

Além disso, obviamente fazer networking, que é algo que para mim sempre acontece naturalmente. Uma das conversas que tive, foi um reforço do que passamos aqui no mercado brasileiro, que é ainda a baixa importância que as marcas dão para os projetos sonoros, e reconhecer que em todo o mundo os projetos que apostam em uma construção de design sonoro integrado aos demais componentes do branding são bem aceitos, pois conseguem se conectar emocionalmente com o público através das plataformas digitais, afinal utilizam a linguagem sonora como um meio de se expressar também.

Os destaques (Não Oficial)

Diferente da avaliação dos jurados que você encontra nesse link , no Flávio Awards 🏆 (hahaha) eu quero destacar 3 projetos:

    1.Música para todos. (O meu lado de humanas, quer isso aqui no Brasil também).

Ao longo deste lema, a caridade “Handiclapped” organiza e promove música ao vivo sem barreiras. Com uma base de dados inovadora do projeto, workshops de música, congressos e mais de 250 concertos ao vivo, desde o rock, passando pelo hip-hop até ao canto coral, este projeto une pessoas com e sem deficiência, através da experiência conjunta do som.

https://www.international-sound-awards.com/inclusion-rocks/

    2. Cortina de som – quero!

Em muitos ambientes públicos, as pessoas acabam compartilhando informação privada com o risco de serem ouvidos por terceiros. Para um dos maiores bancos da Suécia, o Swedbank, a Lexter desenvolveu uma solução com mascaramento sonoro local e zonas de soundscaping que reduz a inteligibilidade da fala, aumenta a privacidade e adiciona uma atmosfera agradável.

https://www.international-sound-awards.com/swedbank-sound-masking-1/

    3. Tecnologia que muda padrões de consumo. (Meu lado nerd pira 👾)

A Weav Music, uma startup de tecnologia musical, lançou o aplicativo de música em execução Weav Run. Este aplicativo adapta perfeitamente o tempo de uma música de 100-240 BPM para combinar os passos de um corredor em tempo real – sem perder a integridade da música. Correr em sincronia com a música ajuda atletas de todos os níveis a correr mais rápido e mais longe, e também pode ajudar a prevenir lesões, melhorando a forma.

https://www.international-sound-awards.com/weav-music/

 

Hamburgo

Enfim, voltamos de Hamburgo revigorados e muito felizes de termos feito parte dessa edição do ISA. Vocês não tem ideia do tanto de trabalhos inovadores baseados em som que tem nesse mundão afora. Por aqui, seguimos na missão de compartilhar tudo aquilo que chama a nossa atenção com vocês. (P.s.: manda jobs pra que a gente possa voltar pra lá no ano que vem).

❤️🌳❄️🏴‍☠️🍻🇩🇪🏴󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿

 

Tags: